Granma: Chávez vai a Cuba e visita Fidel Castro
A edição desta segunda-feira (14/8) do diário cubano Granma mostra a visita que o presidente venezuelano Hugo Chávez fez a Fidel Castro no domingo, por conta do aniversário de 80 anos do líder cubano.
Publicado 14/08/2006 10:48
O jornal divulgou também algumas fotos, nas quais Chávez aparece ao lado de Fidel. Há fotos também em que os dois estão junto de Raúl Castro.
“Foi uma tarde inesquecível, compartilhada entre irmãos de sangue e de causa, que trouxe forças e alento novos ao aguerrido Comandante de mil batalhas, empenhado em uma nova vitória pela vida”, diz a reportagem.
“Chávez veio a Havana para festejar o aniversário de 80 anos de seu irmão Fidel. Raúl o recebeu no aeroporto com o abraço de um povo que agradece ao líder amigo por sua grandeza humana e atitude solidária”, acrescenta o jornal.
A recepção no aeroporto, exibida pela televisão local na tarde de domingo, foi a primeira aparição pública de Raúl Castro em duas semanas.
Fidel Castro teve no domingo uma grande celebração no país, apesar do adiamento das comemorações oficiais para 2 de dezembro – data em que se comemora a chegada, em 1956, do iate Granma a Cuba, trazendo a bordo Fidel e 81 expedicionários que levaram a cabo a luta contra o o ditador Fulgêncio Batista.
Por sua vez, o presidente venezuelano visita a Jamaica nesta segunda-feira para um encontro com a primeira-ministra Portia Lucretia Simpson-Miller. O venezuelano foi o único chefe de Estado a visitar a ilha para celebrar o aniversário de Fidel Castro.