Chapa “Paratodos” vence eleições para o DCE da UnB

A Chapa 4 “Paratodos”, eleita para o Diretório Central dos Estudantes (DCE) Honestino Guimarães, da Universidade de Brasília (UnB), toma possa ao meio-dia desta sexta-feira (21), no anfiteatro 11 do Campus Darcy Ribeiro. A chapa vencedora recebeu 1.640

“A nossa bandeira é a participação dos estudantes no dia-a-dia da universidade – conhecer os problemas e trabalharmos juntos – entidade e alunos –  nas instâncias da instituição para melhorar as condições de ensino, pesquisa e extensão”, diz Maíra, demonstrando propósito de “desfazer as panelinhas”.


A líder estudantil considera baixo o número de votantes – um pouco acima do quórum -, lembrando que a UnB possui 23 mil alunos. “Os estudantes não vêem o DCE como representação deles”, queixa Maíra, para quem a participação de todos nas lutas da entidade representa o primeiro e principal desafio.


Ela avalia que a formação de pequenos grupos na direção da entidade representa prejuízo para os estudantes. E se disse vítima – junto com outros integrantes da chapa – deses grupos, que conseguiram anular as eleições passadas, em 2004, quando foram vencedores; e tentaram impedir a participação de integrantes da chapa “Paratodos” nas eleições deste ano.
 
Maira Vasconcelos conta que só foi possível a participação deles, “porque nós recorremos ao Conselho de Entidades de Base (CEB), que em reunião auto-convocada pelos Centros Acadêmicos, no dia 10, aprovou a decisão de que todas as chapas inscritas deveriam participar com a totalidade de seus membros, revogando a decisão da Comissão Eleitoral”. Estavam presentes à reunião  27 Centros Acadêmicos. A Comissão Eleitoral queria impugnar membros participantes da Chapa ” É hora de mudar”, do pleito anterior, nessa eleição, os mesmos da atual chapa “Paratodos”.


A chapa vencedora quer, além de ampliar a participação e atuação do movimento estudantil, mais recursos na Reforma Universitária – 75% do orçamento do MEC, 14% do custeio para Assistência Estudantil e saída dos inativos), ampliação das bolsas permanência e de pesquisa; um Centro Universitário de Cultura e Arte para desenvolver atividades como calourada, happy hour no “Minhocão” etc e mais segurança e iluminação no Campus. E promete manter o jornal do DCE “falando para todos os estudantes”.


Resultado da votação


Participaram da eleição, que ocorreu no período de 17 a 19, cinco chapas. Às cinco horas da manhã desta quinta-feira (20), encerrou-se a apuração dos votos, tendo a chapa 4 “Paratodos” recebido 1.640 votos; a chapa 5 “Instinto Coletivo”, 623 votos; a chapa 2 “(Re) Construindo o Cotidiano”, 431 votos; a chapa 3 “De que lado você samba?”, 274 votos e a chapa 1 “Movimento Autônomo Universitário” ficou com 123 votos. Do total de 3.304 votos, foram registrados 91 brancos e 122 nulos. 


Na votação dos representantes Discentes nos Conselhos Superiores (RDs), a chapa “Paratodos” também foi vencedora com 1.516 votos. As concorrentes receberam a seguinte votação: Chapa 5 “Instinto Coletivo”, 629 votos; Chapa 2 “(Re) Construindo o Cotidiano”, 425 votos; Chapa 3 “De que lado você samba?”, 267 votos e Chapa 1 “Movimento Autônomo Universitário”, 144 votos. Houve 163 votos brancos e 114 nulos de um total de 3.258 votos.


De Brasília
Márcia Xavier