Daily Mail: Caso Jean termina em previsível acobertamento

O jornal britânico Daily Mail afirma nesta terça-feira que o anúncio de que a Polícia Metropolitana de Londres será indiciada por ter infringido regras da legislação de segurança e saúde foi um “previsível acobertamento”.

De acordo com o jornal, “dadas as terríveis circunstâncias da morte de Menezes” é difícil acreditar que a promotoria não tinha fortes argumentos para pressionar por um indiciamento por homicídio culposo.


De acordo com o jornal, a decisão de indiciar a instituição policial como um todo por ter falhado em seguir regras de segurança e saúde foi a pior possível e é “uma piada de mau gosto”. Com a decisão, argumenta o jornal, “o caso será longo e complexo e permanecerá sem ser resolvido por dois ou três anos”.


Já o Daily Telegraph defende que, ao contrário do que pode parecer, o indiciamento por infrações às regras de segurança e saúde “não será uma saída fácil para a polícia” e poderá obrigar a Polícia Metropolitana de Londres a pagar uma vultosa indenização.


O texto assinado pelo editor de assuntos jurídicos do jornal argumenta que, além da indenização, a decisão vai motivar um inquérito que pode ser mais eficaz em revelar supostos deslizes da operação policial do que um processo por homicídio.


“A polícia terá de depor sobre cada etapa da operação policial que levou à morte de Menezes, algo que ela prefere manter em sigilo”. Segundo o jornal, entre as explicações que os policias terão de dar estão por que os encarregados de vigiar Jean Charles perderam seu suspeito de vista e por que demorou tanto para a divisão de armas de fogo da polícia chegar à estação de Stockwell – onde o brasileiro foi assassinado.