Jovens baianos elegem delegação ao Congresso Nacional da UJS

O 12º Congresso Estadual da União da Juventude Socialista (UJS) realizado nos dias 2 a 4/6, na Faculdade de Arquitetura da UFBA, em Salvador, elegeu 290 jovens, entre delegados e suplentes, para compor a representação

O Congresso contou com a presença de aproximadamente 300 jovens representando os 3 mil filiados participantes do processo congressual que envolveu  cinqüenta municípios das diversas regiões da Bahia. 
 
Um dos grandes momentos do Congresso ocorreu no sábado (3/6), pela manhã, com a realização de um ato político contra o carlismo (como se chama na Bahia a política implementada pelo grupo do senador do PFL Antonio Carlos Magalhães), quando estavam presentes: a vereadora de Salvador e pré-candidata ao Senado, Olívia Santana(PCdoB); o vice-presidente estadual do PT, Robinson Almeida; o presidente da seção baiana do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz(CEBRAPAZ), fundador da UJS e deputado estadual pelo PCdoB, Javier Alfaya; o deputado estadual Álvaro Gomes(PCdoB); e a diretora de Comunicação da União Nacional dos Estudantes(UNE), Daniele Costa.
os presidentes da União dos Estudantes da Bahia (UEB) e da Associação Baiana Estudantil Secundarista, Juremar de Oliveira e Diego Antunes respectivamente, Em cinco grupos de discussão, os delegados e observadores do Congresso debateram temas relacionados à estruturação da UJS e participaram do painel a “Atualidade da Luta pelo Socialismo”, que teve a participação de Antonio Barreto, do Centro Integrado de Formação Loreta Valadares. A participação da juventude nas lutas foi muito debatida. Após a exibição do documentário “O Protagonismo da Juventude Brasileira – 1922 a 1962”, foram realizadas mais de 20 intervenções para tratar do conteúdo do filme.
 
No Congresso foram realizadas duas emocionantes homenagens. A primeira, marcou os 25 anos da realização do “quebra-quebra”, protesto ocorrido em Salvador contra o aumento das tarifas do transporte coletivo, em 1981. O movimento contra o aumento das tarifas era dirigido pelo Movimento Contra a Carestia e um dos seus integrantes,Haroldo Lima, foi homenageado.Haroldo Lima é ex-preso político, ex-deputado federal por cinco mandatos e  atualmente ocupa a direção geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Na homenagem apresentada por Egberto Magno, ex-presidente estadual/BA da UJS, Haroldo foi representado por sua esposa, Solange Silvany Lima.
 
A segunda homenagem foi aos ex-dirigentes que deixaram a UJS recentemente para atuar em outras áreas do movimento social. Foram homenageados ex-dirigentes da UJS  dos municípios de Guanambi, Lauro de Freitas, Simões Filho, Camaçari e  Salvador. Destaque especial para   Jurandir Júnior que deixou a entidade depois de 11 anos de militância, sete na executiva estadual e quatro deles exercendo o papel de presidente estadual da UJS.
 
Augusto Vasconcelos, que presidiu a UJS na última gestão, após ressaltar e valorizar a democracia interna da organização, encaminhou a eleição da delegação baiana e da nova direção estadual composta por 35 membros.