Senador Valadares (PSB) propõe expansão da UFS

Projeto do Senador Antônio Carlos Valadares (PSB) prevê a abertura de quatro campi avançados nos municípios de Estância, Lagarto, Nossa Senhora da Glória e Propriá, pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

O Senador Antônio Carlos Valadares (PSB) está esperançoso pela aprovação de Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a criar campi avançados da Universidade Federal de Sergipe (UFS) nos Municípios de Estância, Lagarto, N. Srª da Glória e Própria, no Estado de Sergipe. O PL 79/06 está na Comissão de Constituição e Justiça a espera de relator.
Na justificativa, o Senador Valadares afirma que a interiorização do ensino de graduação da UFS deve considerar a distribuição eqüitativa das vagas entre os turnos matutino, vespertino e noturno, visando a uma mais eficiente utilização da infra-estrutura física e à justa oportunidade de viabilizar a matrícula universitária ao cidadão trabalhador.
Segundo o Senador o corpo docente necessário para viabilizar esse projeto terá que contar com o preenchimento das 122 vagas docentes atualmente existentes e com a criação de 775 novos postos docentes ao longo dos próximos quatro anos. Com isso, a UFS alcançará os 1.358 postos docentes necessários ao atendimento dessas projetadas 24.452 matrículas.
Os números da UFS e a história sergipana mostram que a nossa universidade tem sido uma universidade eficiente, produtiva, dinâmica, fator decisivo de inclusão e de desenvolvimento social do Estado de Sergipe. É necessário expandir a UFS para torná-la ainda mais eficiente, mais produtiva e mais dinâmica, para fortalecê-la como agente indutor de desenvolvimento do nosso Estado, para fazer justiça social e para contribuir para a correção das desigualdades inter-regionais.

MEC fará anuncio nesta quinta-feira.

No mesmo sentido da propositura do Senador Valadares, é aguardado para a próxima quinta-feira, 08/06, um anuncio do Governo Federal em relação a expansão das universidade federais deverá ser feito aos reitores das Instituições Federais de Ensino Superior-IFES. A expectativa dos dirigentes é que a criação de novos campi sejam autorizados por parte da União, como também o índice de reajuste salarial dos docentes e funcionários técnicos-administrativos em educação.