Prefeitura de Nova Iguaçu capacita 60 médicos e enfermeiros
Sessenta médicos e enfermeiros do Programa de Saúde da Família de Nova Iguaçu participarão do curso de extensão em Saúde Mental promovido pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Núcleo de Psiquiatria da UFRJ. A
Publicado 02/06/2006 19:50 | Editado 04/03/2020 17:06
O treinamento servirá para qualificar ainda mais o serviço prestado nas unidades de atenção básica da cidade.
O curso destacará o histórico da reforma psiquiátrica, a importância da saúde mental na atenção básica, dispositivos de atenção psicossocial, ambulatório e oficinas terapêuticas. Falará, ainda, sobre as principais síndromes: neurose, distúrbios de ansiedade e pacientes de múltiplas queixas, abordagem da criança e sua família, entre outros assuntos.
Para a coordenadora do Programa Saúde da Família de Nova Iguaçu, Flávia da Rosa Lipke Ensenãt, o curso de extensão irá fortalecer a atenção básica na cidade, fazendo com que o profissional entenda melhor as necessidades da população. “A capacitação é importante porque ressaltará os aspectos de humanização das práticas em saúde mental, aumentando a formação técnica e teórica dos profissionais”, salientou Flávia Rosa.
Nova Iguaçu possui 47 equipes do Programa Saúde da Família, que prestam mais de 80 mil consultas por ano de clínica médica, ginecológica, pré-natal, enfermagem, além da aplicação de vacina e atendimento domiciliar.