EUA enviam secretário ao Brasil para discutir Alca

O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Carlos Gutiérrez, disse que a situação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) que Washington quer impor em todo o continente será um dos temas da agenda de sua visita ao Brasil, na semana que vem.

Gutiérrez considerou lógico tratar do assunto com o Brasil, "já que este país sul-americano é um líder regional" e, além disso, atual co-presidente junto com os Estados Unidos do processo de criação da Alca, congelado desde fins de 2003. O secretário lamentou que a Alca não teve espaço na última Cúpula das Américas, realizada no ano passado na cidade argentina de Mar del Plata. "Foi uma oportunidade perdida", disse Gutiérrez, que adiantou que o seu país prosseguirá com as negociações para assinar acordos bilaterais com países latino-americanos.

 

O “livre comércio”, disse o ministro, "é bom para as pessoas, para a prosperidade e para a justiça social, objetivos que compartilhamos com as nações da América Latina". Gutiérrez citou como exemplo o acordo de livre comércio da América do Norte (Nafta), assinado por Estados Unidos, México e Canadá que é, segundo disse, "um êxito visto sob todos os ângulos, em se considerando as economias de cada um dos países em separado ou no conjunto". O Nafta teve efeito nefasto para o povo mexicano. O candidato presidencial Lopes Obrador já anunciou que pedir a revisão do acordo.

 

 

Com informações da
agência Ansa