Agências do INSS no Rio funcionam normalmente


As 98 agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no estado do Rio de Janeiro funcionam normalmente, após adesão parcial à paralisação nacional nos últimos três dias. A superinten

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Previdência Social (Sindsprev), a categoria realiza assembléia na próxima segunda-feira (5) para avaliar o movimento e definir a manutenção da greve de 24 horas marcada para o estado na próxima terça-feira (6).

Segundo o Sindicato, a paralisação nacional foi importante porque chamou atenção para as necessidades mais urgentes da categoria: realização de concurso público, reajuste salarial e melhoria das condições de trabalho e de atendimento à população.

Nas últimas 72 horas, cerca de 30% dos 30 mil servidores do INSS de todo o Brasil paralisaram suas atividades, alegando que o governo federal não cumpriu o acordo assinado depois da greve de 2005, que durou mais de dois meses.

Em entrevista, o presidente do INSS, Valdir Moysés Simão, disse ser provável que, nos próximos dias, o movimento nas agências será maior. "As agências estão se organizando, se preparando para esse aumento de demanda".

Simão avalia que, como os atendimentos agendados, principalmente de perícia médica, foram realizados durante a greve, o serviço deve ser normalizado em poucos dias. "Não vamos ter problema com relação a isso e os atendimentos vão voltar à normalidade rapidamente".