Comunistas definem tema de próximo encontro em Lisboa

Em reunião encerrada neste último fim de semana, em Lisboa, o Grupo de Trabalho do Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários definiu o tema do próximo encontro, que será realizado em Lisboa. O evento, realizado todos os anos de

O Partido Comunista do Brasil é um dos integrantes do Grupo de Trabalho e foi representado no último fim de semana pelo secretário de Relações Internacionais do Partido, José Reinaldo de Carvalho. De acordo com ele, "os Encontros são úteis para reforçar a unidade dos partidos comunistas e operários em torno da luta antiimperialista", avalia. Leia abaixo a nota publicada pelo Partido Comunista Português

Reuniu-se em Lisboa, a convite do Partido Comunista Português, no dia 27 de maio o Grupo de Trabalho do Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários. Nesta reunião, que a exemplo de reuniões anteriores foi aberta à participação de outros Partidos Comunistas e Operários não-membros do Grupo de Trabalho, participaram o Partido do Trabalho da Bélgica, o Partido Comunista do Brasil, o Partido Comunista da Boêmia e Morávia (República Tcheca), o AKEL do Chipre, o Partido Comunista de Cuba, o Partido Comunista de Espanha, o Partido dos Comunistas da Catalunha, o Partido Comunista da Grécia, o Partido Comunista da Índia, o Partido Comunista Português e o Partido Comunista da Turquia.

O Grupo de Trabalho, tendo abordado diversas questões relativas à preparação da próxima Reunião Internacional de Partidos Comunistas e Operários decidiu que ela se realizará em Portugal, na região de Lisboa, nos dias 10, 11 e 12 de novembro de 2006, sendo acolhida pelo Partido Comunista Português.

O Grupo de Trabalho, tendo em conta um conjunto vasto de sugestões e considerações feitas, quer pelos partidos presentes na reunião, quer por outros partidos que, impossibilitados de se fazerem representar na reunião, enviaram ao Grupo de Trabalho as suas opiniões, decidiu que o tema para discussão no Encontro Internacional de 2006 será : "Perigos e potencialidades da situação internacional. A estratégia do imperialismo e a questão energética, a luta dos povos e a experiência da América Latina, a perspectiva do Socialismo".