Sem categoria

Conheça a Carteira de Militante do PCdoB

A apresentação da Carteira Nacional de Militante no programa de televisão do PCdoB, no dia 18 de maio, teve grande repercussão. A Direção Nacional do partido recebeu inúmeros telefonemas e mensagens eletrôni

É por isso que o PCdoB resolveu criar um espaço especial em seu portal para esclarecer dúvidas gerais sobre a Carteira. Para conhecer, visite o www.pcdob.org.br

Novos tempos

A Carteira Nacional de Militante foi uma das inovações trazidas pelo Estatuto aprovado no 11º Congresso. É a resposta do partido ao antigo pleito dos militantes em ter sua identificação comunista, e também um instrumento de valorização da opção de ser militante.

Mas à Carteira Nacional de Militante também se somam dois fatores estratégicos. O primeiro é a materialização de uma nova compreensão dialética sobre a diferenciação entre filiados, militantes e quadros consignada em nosso Estatuto. O objetivo é valorizar a figura do militante ao discriminar direitos e deveres diferenciados daqueles do filiado. A Carteira Nacional de Militante é o instrumento que distingue os militantes e quadros dos filiados. O segundo fator estratégico é aquele que deve ser assumido pelo militante: a sustentação material do partido.

Sustentação material

Cada vez mais se impõe a necessidade do partido buscar meios que assegurem sua sustentação material a partir de sua base militante, garantindo assim o caráter perene de seu funcionamento. A Carteira Nacional de Militante é um vínculo político e ideológico. Mas é também e um instrumento para que o partido posse se dirigir ao conjunto de seus membros propondo que cada um se integre à vida partidária e seja um militante de carteirinha.

A instituição da Carteira Nacional de Militante é o principal projeto da estruturação partidária para o ano de 2006, devemos aproveitar o processo de realização das Convenções Eleitorais para atingirmos o maior contingente de aderentes à carteira, demonstrando o orgulho de sermos comunistas.