China recebe petróleo cazaque pela primeira vez
A China recebeu na quinta-feira (25), pela primeira vez, petróleo cazaque através do novo oleoduto de 962,2 quilômetros que conecta os dois países e cuja construção terminou no fim do ano passado, informou a agência de notícias Xinhua.
Publicado 25/05/2006 16:18
O petróleo demorou 30 horas para chegar à Região Autônoma noroeste chinesa de Xinjiang. Na terça-feira à tarde, os técnicos da Sino-Kazakh Oil Pipeline Co. começaram a bombear do outro lado da fronteira. A China, segundo maior consumidor e importador de petróleo do mundo, consegue com o novo oleoduto, cuja construção custou US$ 700 milhões, diminuir a sua dependência do transporte marítimo. A rota tradicional, através da Península de Malaca (sudeste de Ásia), é responsável atualmente por 80% do petróleo importado pelo país.
Desde que a China começou a importar petróleo em 1993, sua dependência de petróleo tem crescido. No ano passado, as importações chegaram a 127 milhões de toneladas. O novo oleoduto poderá transportar 20 milhões de toneladas anuais. O oleoduto "proporcionou uma ligação direta entre os ricos recursos do Cazaquistão e a robusta demanda chinesa", disse Yin Juntai, subdiretor da China Petroleum Exploration and Development Company.
A informação é da
agência Xinhua