CNT/Sensus deve mostrar Alckmin e Garotinho em queda

A Confederação Nacional do Transporte vai divulgar na quarta-feira o resultado da 82ª Pesquisa CNT/Sensus, em Brasília. A pesquisa avalia a preferência dos eleitores na disputa presidencial, os ataques do crime organizado em S&ati

A pesquisa CNT/Sensus a ser divulgada nesta quarta-feira deverá mostrar uma redução nas intenções de voto nos pré-candidatos do PSDB, Geraldo Alckmin, e do PMDB, Anthony Garotinho.

Apesar dessa redução, as intenções de voto no presidente Luiz Inácio Lula da Silva devem apontar estabilidade. Será suficiente para que Lula amplie a distância para os adversários, conforme apuração da Folha Online.

Também nesta quarta-feira, deve ser divulgada durante o Jornal Nacional, uma pesquisa do Datafolha, que foi a campo hoje colher a opinião dos eleitores sobre a sucessão nacional.

O ideal seria que os dois institutos testassem um um cenário mínimo, hoje mais próximo da realidade do que qualquer outro: Lula, Alckmin, Heloísa Helena e Enéas. Mas no caso do Sensus, esse cenário não foi testado. Em compensação, ainda estão nas cartelas os nomes de Itamar Franco e de José Alencar.

O cenário mais realista testado pelo Sensus tem Lula, Alckmin, Heloísa Helena, Enéas, Roberto Freire, Cristovam Buarque e José Maria Eymael.

Um dos responsáveis pela pesquisa adiantou que a perda de votos de Alckmin e de Garotinho refletiria fatos recentes que envolvem os dois principais adversários de Lula.

O pré-candidato do PSDB teria perdido votos por conta da crise de segurança em São Paulo. Pesquisa Datafolha, divulgada na semana passada, mostra que Lula e Alckmin tiveram imputados níveis de responsabilidade semelhante pela onda de violência.

Garotinho, por sua vez, teria perdido espaço depois de ter feito greve de fome por 11 dias, em protesto contra o que classificou de perseguição da imprensa em função de denúncias de que estaria financiando de forma irregular sua pré-campanha.

Na pesquisa anterior da CNT/Sensus, feita entre os dias 3 e 6 de abril, 37,5% dos entrevistados disseram que votariam no presidente Lula, 20,6% votariam em Alckmin em abril e 15% votariam em Garotinho.

A pesquisa CNT/Sensus também trará a avaliação dos eleitores sobre os ataques do crime organizado em SP, os e efeitos da nacionalização do gás na Bolívia e até sobre Copa do Mundo 2006.

A pesquisa apurou ainda o Índice de Satisfação do Cidadão (ISC) com o País, o governo Lula, o desempenho pessoal do presidente e com os governadores e prefeitos. Para a pesquisa foram ouvidas 2 mil pessoas em 195 municípios, no período de 18 a 21 de Maio de 2006.

Da redação