Terça é dia de caminhada pela valorização do piso regional
Nesta terça-feira, 23 de maio, os trabalhadores ligados à CUT-RS, Força Sindical, CAT, FETAG-RS e Fórum das Federações farão uma caminhada pela valorização do piso regional até a Assembl&eacut
Publicado 22/05/2006 14:44 | Editado 04/03/2020 17:12
Para a direção estadual da CUT, a unidade e a mobilização são fundamentais para se avançar em mais conquistas e garantir um índice de reajuste justo, que melhore a distribuição de renda no Rio Grande do Sul. Por isso defende que é hora de todos os trabalhadores e trabalhadoras gaúchos saírem às ruas para colocar em pauta a discussão do piso regional para toda a sociedade. Só assim haverá pressaõ para que os deputados a votem a favor dos trabalhadores.
Negociação
A proposta de reajuste do piso regional, encaminhada pelo governo do estado (6,76% de correção) à Assembléia Legislativa, deverá ser votada amanhã. Portanto, às 9h 30min, representantes da CUT-RS, Força Sindical, CAT, FETAG-RS e Fórum das Federações, estarão reunidos com o chefe da Casa Civil, Paulo Michelucci, para negociar a pauta de reivindicações dos trabalhadores.
Confira as reivindicações dos trabalhadores
1. Reajuste de 19,47%, a partir de abril de 2006.
2. Campanha massiva de divulgação sobre o piso salarial regional na mídia e campanha institucional na Assembléia Legislativa.
3. Alteração do enquadramento da categoria dos empregados na indústria da alimentação, passando da faixa III para a faixa IV.
4. Alteração do enquadramento da categoria dos empregados na saúde, passando da faixa II para a faixa IV.
5. Alteração do enquadramento da categoria dos comerciários, passando da faixa III para a faixa IV.
6. Alteração do enquadramento da categoria dos trabalhadores na indústria do calçado e vestuário, da faixa II para a faixa III.
7. Inclusão da categoria dos trabalhadores em empresas do ramo imobiliário no piso estadual da faixa IV.
8. Inclusão da categoria dos empregados em hotéis, restaurantes, bares e similares na faixa I.
9. Inclusão da categoria dos empregados nas empresas de asseio e conservação na faixa II.
10. Inclusão da categoria dos empregados em exibidoras e distribuidoras cinematográficas na faixa III.
11. Inclusão da categoria dos vigilantes na faixa IV.
12. Inclusão da categoria dos trabalhadores em telecomunicação e operadores de telemarketing na faixa IV.
13. A criação de um fórum permanente de negociação, com iniciativa do Governo do Estado, e que contemple a participação das entidades representativas dos trabalhadores (centrais, federações e sindicatos) para negociação do reajuste do piso salarial regional anualmente.
14. Acompanhamento da DRT na fiscalização da aplicação da lei.
Fonte: CUT-RS