“REA” completa cinco anos a serviço do conhecimento
Cinco anos divulgando a produção acadêmica, 60 edições lançadas, com um total de 1557 artigos publicados. A “Revista Espaço Acadêmico" ("REA"), editada por Antonio Ozaí da Si
Publicado 22/05/2006 00:25
À frente do projeto, Ozaí da Silva é mestre em Ciência Política pela PUC/SP, doutor em Educação pela USP e professor na Universidade Estadual de Maringá. Foi justamente nesta última instituição que a REA começou a brotar. Lá, um grupo de docentes escrevia artigos para um provedor local, o Nobel.
Pouco depois, os professores registraram um domínio próprio, que, no entanto, não tinha o caráter de revista. A partir de março de 2001, a publicação foi registrada no ISSN e se firmou a periodicidade mensal. Nascia, oficialmente, a Revista Espaço Acadêmico.
Nessa fase, a REA agregou outros colunistas e ampliou o conselho editorial e sua abrangência. Também contou com a contribuição de vários colaboradores, cujos artigos não apenas enriqueceram a revista como foram de enorme importância para a sua divulgação.
Na visão de seus organizadores, a ampla aceitação da revista no meio acadêmico e extra-acadêmico se deveu a sua postura crítica e democrática. Pluralista desde sua gênese, a Revista Espaço Acadêmico recusou o enquadramento ideológico e político-partidário.
Um de seus princípios é que o debate acadêmico não pode ser autêntico e dinâmico se estiver prisioneiro dos “ismos” e da miopia política ideológica dos que se imaginam detentores da verdade.
Essa linha editorial se comprovou na abrangência de artigos, temas e autores, bem como na receptividade entre os leitores. A REA, naturalmente, não veicula conteúdos racistas, sexistas ou que firam a integridade das pessoas.
Embora adote o nome Espaço Acadêmico, a revista não se restringe apenas ao meio — já que se propõe a superar o academicismo e estabelecer vínculos com os movimentos sociais. Considera importantes os espaços informais, onde também se produz e se reproduz conhecimentos e saberes e cultura.
Confira a página da Revista Espaço Acadêmico na Internet, de onde extraímos o conteúdo deste texto: www.espacoacademico.com.br.