PCdoB/TO propõe Leomar Quintanilha para governador
Reunidos na tarde de hoje, 22, os membros do comitê do PCdoB/TO discutiram e elaboraram o documento que servirá de base para a convenção estadual. Entre os pontos acertados, está a proposta de apresentar a candidatura do senador
Publicado 22/05/2006 17:26
A Direção Estadual do Partido Comunista do Brasil, considerando as resoluções de seu 11º Congresso, de outubro de 2005; os objetivos indicados pelo Projeto de Resolução Política do Comitê Central; e a situação política, econômica e social do Tocantins, aprova o seguinte documento, a ser debatido em todo o coletivo partidário e submetido à Convenção Estadual de 25 de junho deste ano.
1 – O Brasil está chamado a avançar no rumo do desenvolvimento com afirmação da soberania, da democracia participativa e de conquistas sociais, iniciado em 2002 com a vitória de Lula, dando-lhe nítida feição desenvolvimentista, com distribuição de renda e inclusão social. No Tocantins, obras vitais para o nosso desenvolvimento estão sendo retomadas ou realizadas pelo governo Lula, como a recuperação da Belém-Brasília, a Ferrovia Norte-Sul e projetos de agricultura irrigada. Cresceram os investimentos do Governo Federal em saúde, educação e esporte, entre outras áreas. O governo Lula está sendo positivo para o Tocantins e para o Brasil.
5 – Para viabilizar essa renovação política, que corresponda aos anseios mudancistas e progressistas dos tocantinenses, o PCdoB manterá conversações com outras agremiações políticas, visando formar coligações e submeter aos eleitores candidatos identificados com o apoio ao governo do presidente Lula e com o projeto desenvolvimentista e de inclusão social que será apresentado à população do Estado. Além da vitória dos setores progressistas nos pleitos majoritários para o Governo e para a vaga do Senado, o Tocantins e seu povo precisam de uma profunda renovação nas suas representações legislativas, pelo que se faz necessária a eleição de uma bancada progressista, combativa e comprometida com os interesses do povo trabalhador, da juventude e das mulheres, para a Assembléia Legislativa e a Câmara dos Deputados. O PCdoB pretende também eleger seus Deputados, e se prepara para o lançamento de lideranças em todo o Estado.
6 – A candidatura de Leomar Quintanilha está sendo apresentada com esse objetivo: dar uma opção política democrática, independente, sintonizada com os anseios populares, progressistas e desenvolvimentistas do Tocantins. É possível e necessária a construção de uma candidatura alternativa que rivalize com os dois principais grupos políticos oligárquicos presentes no Estado.
7 – O PCdoB, diante do quadro político partidário plural existente no Tocantins, busca concretizar alianças políticas amplas, representativas de extensas bases sociais, para garantir a governabilidade, para alcançar a unidade da maioria do Estado, visando à realização dos grandes empreendimentos mudancistas na economia, nas políticas públicas e na gestão dos negócios públicos, privilegiando o desenvolvimento com distribuição de renda, geração de empregos, avanço tecnológico, investimentos maciços na educação pública e na melhoria do atendimento da saúde da população pobre, a primazia da correção e da transparência na Administração.
8 – Uma enorme perspectiva se abre perante o povo tocantinense e brasileiro no pleito de outubro. A vitória do projeto proposto pelo PCdoB é possível e terá uma significação de largo alcance para o fortalecimento econômico e democrático do nosso país, com reafirmação de sua soberania e para o atendimento aos anseios profundos do nosso povo por uma vida digna e socialmente justa.
Palmas, 22 de Maio de 2006
Comissão Política Estadual do Tocantins – PCdoB