Começa ciclo de debates a Memória do Trabalho no Brasil
A primeira palestra do Ciclo de Debates do Projeto Memória do Trabalho acontece nesta segunda-feira (22/05), às 19h, no Conjunto Cultural da Caixa, em Brasília. O ciclo é parte das comemorações do Dia do Trabalhador, real
Publicado 22/05/2006 18:42
Em Porto Alegre, no dia 25 de maio, na Usina do Gasômetro, os debatedores Ivan Izquierdo, médico e pesquisador da PUC-RS, e o líder indígena Ailton Krenak abordarão o tema “Visões do Trabalho na Sociedade Brasileira”. Em discussão, os estereótipos brasileiros, como a preguiça, a malandragem e o povo incansável, e a ressonância dessas imagens na sociedade.
O terceiro debate será realizado em Belém, no dia 30, e versará sobre “Relações de Trabalho e Conflitos Sociais”, uma reflexão sobre as lutas trabalhistas. O quarto, no dia 31 em São Paulo, será sobre o “Trabalho e as Imagens do Progresso”.
Em 1º de junho, em Recife, o tema será “Trabalho e Identidade”, uma discussão sobre o papel do trabalho na construção das identidades pessoais e coletivas.
Dia 6 de junho, é a vez de Fortaleza. Na capital cearense o ciclo abordará o “Estado, a Educação e a Juventude”. Os debatedores analisarão as transformações no mundo do trabalho e as novas exigências de qualificação profissional, num cenário de crescente exclusão social.
No dia 8 de junho, em Belo Horizonte, o tema será “Culturas do Trabalho”. O trabalho é visto como uma atividade humana que produz formas de sociabilidade, de entendimento e práticas que transbordam as fronteiras claras do espaço e do tempo.
No Rio de Janeiro, as reflexões serão sobre o papel do estado na constituição do mundo do trabalho, com a discussão do tema “Desenvolvimento, Estado e Trabalho”. E, finalizando o ciclo, no dia 29 de junho, em Salvador, o debate será sobre “Agentes do mundo do trabalho”.