Jacob Zuma reassume vice-presidência do CNA
O vice-presidente do Congresso Nacional Africano (CNA), Jacob Zuma, foi autorizado a retomar suas funções oficiais dentro do partido governante na África do Sul, indica um comunicado divulgado hoje pela legenda.
Publicado 15/05/2006 16:31
O Comitê Executivo Nacional do CNA se reuniu no domingo para debater o futuro de Zuma dentro do partido depois que o político foi considerado inocente da acusação de estupro de uma mulher de 31 anos, amiga de sua família. A Justiça concluiu que a mulher consentiu em manter relações sexuais com ele.
"O Comitê Executivo Nacional concorda que, como conseqüência do resultado do julgamento, o camarada Zuma deve retomar sem demoras suas funções como vice-presidente do CNA e sua participação nas estruturas de liderança do movimento", afirma o comunicado.
Zuma decidiu em dezembro suspender sua participação nos órgãos do partido até que terminasse o julgamento por estupro, que começou em março deste ano.
Em julho, Zuma será processado em um tribunal de Durban, na costa leste da África do Sul, por uma acusação de corrupção durante sua gestão como vice-presidente do país. Por causa desta acusação Zuma foi afastado pelo presidente sul-africano, Thabo Mbeki.
Com agências internacionais