Comitê Estadual de Goiás define dada e convoca camaradas para Convenção Eleitoral
O Projeto Político Eleitoral/2006 será colocado em discussão e aprovação na Convenção Eleitoral do Estado que ocorrerá no dia 25 de junho, das 9 às 18 horas em Goiânia. E o Co
Publicado 12/05/2006 18:56 | Editado 04/03/2020 16:44
O Comitê Estadual de Goiás, em sua 3ª Reunião-Plenária ocorrida dia 29 de abril, convocou a Convenção Eleitoral do Estado e estabeleceu os critérios para a realização das Convenções municipais. Considerada pela lei como órgão deliberativo dos Partidos Políticos, compete aos membros da Convenção, indicar os candidatos às eleições e deliberar sobre coligações. Para este encontro, o tema principal será a discussão e aprovação do Projeto Político Eleitoral/2006.
A Convenção Estadual acontecerá dia 25 de junho, das 9 às 18 horas em Goiânia. São esperados 250 delegados, entre eles, membros do Comitê Estadual e delegados eleitos nas Convenções Eleitorais Municipais. Segundo as normas, para participar, o filiado deverá estar em dia com as obrigações financeiras partidárias, além de ter participado das Convenções Municipais realizadas até o dia 10 de junho, na proporção de 1 delegado para cada 3 militantes participantes das Assembléias de Base ou Plenária de filiados.
A convenção partidária é o grande momento de reunião dos filiados, militantes e dirigentes políticos e merece destaque no cenário democrático. Ainda mais após a profunda repercussão no processo político desses últimos tempos. Por isso, a esquerda deverá se unir para defender os interesses do povo trabalhador. Um ponto importante nestas eleições é a Cláusula de barreira, também conhecida como cláusula de exclusão. Ela já está posta na legislação e deverá vigorar a partir destas eleições. A Cláusula aponta que o partido que não alcançar 5% dos votos para a Câmara Federal não terá representação parlamentar, não terá participação no fundo partidário e também não terá acesso à rádio e a televisão. Restringindo assim, a participação dos partidos pequenos no processo político do país. De acordo com o Deputado Estadual Fábio Tokarski, “teremos que ir além do território, além dos nossos domínios para alcançar nossas metas e consolidar nossa representatividade no cenário político nacional este ano”.
Segundo a Resolução Política proposta pela Comissão Política do Comitê goiano, “o PC do B defende o governo Lula porque o considera única alternativa capaz de defender o país e barrar o retorno da direita ao poder”. E para isto, a nossa mobilização é primordial para o resultado das eleições de 1º de outubro.
Já a Comissão Política de Goiânia, marcou para o dia 10 de Junho, sua Convenção Municipal das 9 às 18 horas, no Auditório Costa Lima da Assembléia Legislativa do Estado. Os Organismos de Base já estão se encontrando e a etapa final de preparação para a Convenção está marcada com uma grande Plenária no dia 20 de maio, das 9 às 13 horas na sede do PC do B. O presidente do PC do B goiano, Aldo Arantes, já confirmou presença.
Secretária de Comunicação