Prefeito apóia bienal da UNE em Florianópolis
Publicado 11/05/2006 18:00 | Editado 04/03/2020 17:15
Pelo lado da UNE, participaram do encontro a Diretora do Departamento de Universidades Públicas Ticiana Alvares e o Diretor do Centro Universitário de Cultura e Arte Tiago Alves. Da UCE estiveram presentes à reunião o Diretor de Cultura André Luiz Vitral Costa e o Diretor de Universidades Públicas João Braga.
Dário Berger disse que os estudantes podem contar com o apoio do município para a realização do evento que está previsto para fevereiro de 2007, período em que a União Nacional do Estudantes irá completar 70 anos de fundação. O Prefeito orientou o Secretário de Administração para que ele e o Secretario de Governo Gean Loureiro convoquem uma reunião com vários setores da prefeitura visando colaborar para a viabilização da Bienal em Florianópolis. Eles devem chamar para semana que vem um encontro com representantes da Fundação Franklin Cascaes, Secretaria de Turismo, Secretaria de Educação e Fundação Municipal de Esportes.
Os representantes da UNE E UCE buscam junto ao poder público municipal um apoio financeiro, além da cessão do Teatro da União Beneficente, Recreativa e Operária (UBRO) para abrigar espetáculos teatrais durante a bienal. Os estudantes cogitaram também a ajuda da prefeitura com o transporte para deslocamento de palestrantes e de outros participantes do projeto.
A decisão de qual cidade irá sediar a 5ª Bienal de Cultura, Arte e Ciência sairá até a segunda quinzena de junho em encontro da direção da UNE. Conforme o Diretor de Cultura da UCE André Luiz Vitral Costa a tendência é que Florianópolis venha ser a escolhida para abrigar o evento. "Achamos que Florianópolis reúne todas as condições para ser a sede da bienal, sobretudo porque os outros locais já foram sede do evento. Estamos lutando para que o sul do país seja a região
oficializada", disse o dirigente.
A primeira bienal aconteceu em 1999 na cidade de Salvador, enquanto o segundo evento teve como local, em 2001, o Rio de Janeiro. A terceira bienal ocorreu em 2003 em Recife e Olinda e a quarta manifestação teve como espaço em 2005 a cidade de São Paulo.
As principais áreas da bienal são cinema e vídeo, artes cênicas, artes visuais, literatura, música, ciência e tecnologia, oficinas e mini-cursos, entre outras atividades. A programação prevê ainda mostras universitárias, debates com nomes expressivos da cultura nacional, mesas redondas, grupos de discussão, apresentações teatrais e shows musicais.
Se a 5ª Bienal for realizada em Florianópolis a idéia da UNE e UCE é reunir um público de 10 mil pessoas que terão atrações ligadas às tradições do sul do país. A previsão é de viabilizar mostras e oficinas de boi de mamão, de rodeios típicos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, bem como de manifestações referentes à miscigenação migratória e a herança da Revolta do Contestado, da República Juliana e da Revolução Farroupilha. Além disso, será dado atenção ao debate
relativo à necessidade da integração latino-americana.
Extraído do Site Oficial da Prefeitura
Municipal de Florianópolis
Por Ricardo Medeiros