Festejos a Nossa Senhora da Cabeça atrai fiéis em Socorro do Piauí
O município de Socorro do Piauí, localizado a 470 km da capital no sul do Estado, realizou nos dias 02 a 06 de maio os festejos a Nossa Senhora da Cabeça no povoado Tenda, que fica a 14 km do município. O festejo já tradicional na região atr
Publicado 11/05/2006 09:55 | Editado 04/03/2020 17:02
Os religiosos são levados ao município pela devoção à Nossa Senhora da Cabeça. A santa foi trazida de Portugal por um escravo que estava sendo deportado para o Brasil, que fez a promessa de festejá-la eternamente através de seus descendentes caso conseguisse ser alforriado.
Alforriado então no município de São João do Piauí, também da região Sul do Estado, o escravo passou então a festejar a Santa naquela todos os anos.
Com o tempo a imagem foi estabelecida na localidade Barriguda no município de Ribeira do Piauí, mas a casa em abrigava a santa e onde era adorada pelos romeiros incendiou. O incêndio foi de grandes proporções e todos os objetos foram queimados, porém Nossa Senhora da Cabeça foi encontrada no meio dos escombros com uma queimadura muito pequena na moldura, que era de madeira. Depois do fato aumentou ainda mais o número de fiéis que tinham devoção pela Santa.
Transcorrido este acidente a imagem foi transportada para a localidade Capivara no município de São João do Piauí. Logo em seguida, a pedido do senhor Paulo Ferreira, membro da família a imagem foi levada para o município de Canto do Buriti onde se deu continuidade aos festejos da Santa, mas após o falecimento do senhor Paulo suas três filhas não deram continuidade à tradição da família.
Primeira prisão
Com o descaso e descumprimento da tradição pelas filhas do senhor Pedro, o senhor Ezequiel Ferreira, também membro da família, foi buscar a imagem para a sua propriedade, localizada no povoado Tenda, hoje pertencente à cidade de Socorro do Piauí, mas teve seu pedido negado pelas filhas do senhor Paulo, situação esta que virou caso de polícia.
A imagem da Santa ficou detida na delegacia de Canto do Buriti. O senhor Ezequiel explicou ao delegado que o principal motivo do seu questionamento era preservar a tradição, e dar continuidade ao cumprimento da promessa que foi realizada pelo seu ancestral, assim conseguiu a liberação da imagem.
A bênção da Santa
No povoado Tenda, fora preparado pelos devotos uma procissão e na frente a imagem carregada por um burro. Segundo os relatos, o que impressionou muito os devotos foi o fato que no decorrer da procissão, houve uma grande chuva que deixou os moradores assustados e ainda mais crentes que aquela se dava devido ao poder da Santa.
Daí em diante deu-se início aos festejos de nossa Senhora da Cabeça, cabendo aqui registrar que a data que a Santa chegou no povoado Tenda foi em 1961 tendo sido festejada até 1969, pelo senhor Ezequiel até o dia de seu falecimento. A partir de então o filho do senhor Ezequiel, João Ferreira deu continuidade aos festejos até o ano de 1983, data do seu falecimento.
A imagem foi detida novamente
No dia da visita de cova de João Ferreira os familiares pretendiam levar a imagem de Nossa Senhora da Cabeça para o povoado Barriguda localizado no município de Ribeira do Piauí. Porém a viúva do senhor João, senhora Augusta não permitiu, começando, portanto nova polêmica em torno da posse da imagem, polêmica esta que se agravou tornando-se novamente um caso de polícia.
A imagem novamente detida desta vez na delegacia de Socorro do Piauí e sendo a mesma removida posteriormente para a delegacia de São João do Piauí.
Chegando o tempo dos festejos a imagem continuava detida, o então prefeito de Socorro do Piauí acompanhado da senhora Augusta dirigiu-se até a Delegacia de São João do Piauí, e conseguiram uma liberação temporária para o período dos festejos apenas, a imagem foi transportada e vigiada nos dias que permaneceu no povoado Tenda, sob a escolta do próprio delegado o senhor Fontinele que transcorrido as festas a imagem voltou à delegacia de são João do Piauí.
Decisão judicial
Foi instaurado processo e após provar que os filhos da senhora Augusta estavam dispostos a manter a tradição familiar, mas para amenizar o conflito a imagem foi repassado ao senhor Luis Coleta, primo do senhor João Ferreira que residia também no povoado Tenda e que era irmão da senhora Maria Coleta, que residia na Barriguda e era a maior questionadora pra ficar com a imagem.
Após a morte de dona Genoveva em 1988, esposa do senhor Luis Coleta, a imagem foi passada para dona Maria Ferreira, filha do senhor Ezequiel, responsável atualmente pela imagem que mobilizou a comunidade avariando donativos para a construção de uma capela nomeada de Igreja Nossa Senhora da Cabeça, espaço de onde está guardada a imagem e objetos das promessas (ex-votos) que está edificada em terreno cedido pela prefeitura de Socorro do Piauí.
É atribuido a santa a cura de pessoas que sofrem principalmente de problemas de saúde região da cabeça.
Fonte: Portal 180graus