Comércio de frango se beneficia da gripe aviária, diz Dieese
Estudo divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) sobre o comportamento do preço da carne de frango no mercado interno mostra que apesar da queda no preço do produto, as margens no comércio têm aumentado.
Publicado 09/05/2006 17:41
"Antes existia uma certa diferença entre os preços do atacado e do varejo. Essa margem aumentou", disse a coordenadora do Índice do Custo de Vida (ICV) do Dieese, Cornélia Nogueira. "Não repassaram toda a queda (de preço)", completou.De acordo com o estudo, a relação percentual entre o preço de varejo no município de São Paulo e o preço do atacado no Estado, passou de 151% nas feiras em outubro de 2005 para 293%, em março deste ano. No açougue, o número subiu de 108% para 199%, e nos supermercados passou de 88% para 134%, no mesmo período.
O estudo mostra que o preço médio mensal do quilo do frango cresceu até setembro do ano passado (R$ 1,583). A partir de outubro, é nítida a queda no preço por atacado, com o quilo chegando a ser comercializado a R$ 0,824 em março deste ano.No varejo, a maior queda no período de outubro de 2005 a abril de 2006 foi registrada nos supermercados. Com queda de 35,4% o preço passou de R$ 2,71, em outubro de 2005, para R$ 1,75, em abril deste ano. No açougue a queda foi de 27,3%, tendo passado de R$ 3 para R$ 2,18.
Nas feiras, a queda foi de 12,7%, com o preço passando de R$ 3,61 para 3,15, no mesmo período. Nogueira observa, no entanto, que o estudo não leva em consideração dados dos frigoríficos. A queda do preço foi provocada, de acordo com o Dieese, pelo aumento da oferta de carne de frango no mercado brasileiro, resultado do aumento da produção nacional associado à queda nas exportações por conta da gripe aviária.
Com agências