Câmara de Florianópolis cria frente para combater exploração sexual infanto-juvenil
A Câmara de Vereadores de Florianópolis lança nesta terça-feira (9) a Frente Parlamentar de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A frente será lançada na sessão ordinária dur
Publicado 09/05/2006 11:37 | Editado 04/03/2020 17:15
Criada por iniciativa do presidente Marcílio Ávila (PSDB), a frente será presidida pela vereadora Angela Albino (PCdoB) e pretende concentrar forças no combate à esse tipo de crime que vitima cem mil crianças por ano no Brasil, segundo dados do Fórum Catarinense Pelo Fim da Violência e da Exploração Sexual Infanto-Juvenil. O dato real, entretanto, é superior, já que apenas 10% dos casos chegam a conhecimento dos Conselhos Tutelares.
O desconhecimento acerca desses números impede a implementação de medidas eficientes no combate e na prevenção. “O principal objetivo do espaço é dar visibilidade aos casos de exploração sexual infanto-juvenil em Florianópolis, possibilitando um levantamento mais fiel das estatísticas”, explica a parlamentar comunista.
Denunciar esses crimes também foi o objetivo da jornalista Ângela Bastos, diretora do curta-metragem “Flor de Pessegueiro”. O documentário reúne depoimentos de pessoas que ousaram denunciar situações de violência sexual. Produzido em Florianópolis, o filme ganhou reconhecimento nacional, merecendo Menção Honrosa no 27º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos e o 1º Edital do Funcine de incentivo à produção audiovisual – prêmio Armando Carreirão.
De Florianópolis
Ana Claudia Araujo