Chávez anuncia aumento de imposto para petrolíferas
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou que seu país vai aumentar sua receita com o setor de petróleo, criando um novo imposto e aumentando taxas já existentes para algumas empresas.
Publicado 08/05/2006 15:38
"Vamos criar um novo imposto de petróleo, chamado imposto de extração", disse Chávez. "As empresas que estão extraindo petróleo na Venezuela estão ganhando muito dinheiro", disse. O presidente afirmou ainda, durante o programa "Alô Presidente", que o novo imposto geraria US$ 1 bilhão em receita, mas não deu mais detalhes sobre o tributo.
Chávez disse ainda que a Venezuela vai aumentar o imposto de renda das empresas que operam próximo ao rio Orinoco, de 34% para 50%. As companhias que exploram o gás natural também terão alta de tributos, disse ele. O presidente também elogiou a nacionalização do petróleo feita pelo presidente da Bolívia, Evo Morales. "Espero que todos os bolivianos entendam que isso é vital para o futuro da Bolívia, assim como o que estamos fazendo aqui é vital para o futuro da Venezuela", disse.
No mês passado, a Venezuela, um dos maiores produtores de petróleo do mundo, já havia alterado os contratos de exploração das empresas estrangeiras de petróleo que operam no país em 32 campos. Elas passaram a operar em "joint venture" com a estatal PDVSA (Petroleos de Venezuela S.A.), que ficou com participação de, no mínimo, 60%. Os royalties a serem pagos pelas empresas também aumentaram. As empresas que não concordaram com os novos contratos, como a francesa Total, se retiraram do país.
Com agências