Venezuela avalia compra de aviões militares russos
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse que considera a possibilidade de comprar aviões militares russos, diante da impossibilidade de adquirir brasileiros com tecnologia norte-americana.
Publicado 07/05/2006 20:38
Os Estados Unidos bloquearam neste ano a venda de aviões fabricados pela Embraer porque eles tinham tecnologia norte-americana. Anteriormente, Washington também negara à Espanha autorização para vender a Caracas 12 aviões de transporte e vigilância marítima com tecnologia norte-americana. Chávez afirmou que a compra de aviões do país é para "fortalecer o componente armado" das forças armadas venezuelanas.
O presidente disse em seu programa de rádio e TV, "Alô, Presidente", que estava "revisando os aviões Sukhoi, aviões russos de caça e de combate." "Chegaram uns helicópteros russos, seguirão chegando", acrescentou em referência às primeiras aeronaves russas que a Venezuela recebeu, no mês passado. Chávez afirmou que os Estados Unidos "sabotam e atrasam o envio da reposição para os nossos F-16, por exemplo".
Com agências