Câmara dos Deputados discute situação do Parque Veredinhas, em Brazlândia
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados reuniu cerca de 60 ambientalistas e agricultores de Brazlândia, no último dia 4 de maio, no plenário 8. Eles compareceram à audiência pa
Publicado 04/05/2006 17:55 | Editado 04/03/2020 16:42
Os agricultores, em sua maioria idosos – já somam cerca de 100 pessoas -, cuidam da horta desde os anos 30, tirando da terra a sua subsistência e doando o excedente para comunidades carentes de Brazlândia. Vale lembrar, que ao contrário dos chacareiros locais, os agricultores não são moradores do Parque.
"Somos hoje os maiores produtores da agricultura orgânica do DF. Discordo totalmente da opinião do Superintendente do IBAMA, Francisco Palhares, ao afirmar que este tipo de cultivo é meramente fetiche. Estamos dispostos a desenvolver um projeto sustentável de proteção à natureza e continuar preservando o Parque, o que jamais foi feito por nenhuma entidade ambiental. Queremos a definição da zona de amortecimento, do corredor ecológico e a retirada dos chacareiros do local", afirmou o presidente da Associação dos Amigos do Veredinha, Flávio do Carmo.
Para o Diretor da Associação Horta Comunitária da cidade satélite de Brazlândia, Raimundo Silva, a retirada dos agricultores do local esbarra inclusive no programa valorização do idoso do Governo Federal. "Hoje a preservação do Parque é feita apenas pelos idosos. A Horta é o único local preservado do Veredinha. Nenhum órgão público jamais fez uma limpeza no Parque, ao contrário, o que vemos é a jogada de esgoto, efetuada pela CAESB, periodicamente no local", afirmou.
Participaram da audiência, entre outras autoridades, os autores do requerimento, deputado Leonardo Monteiro (PT/MG) e Wasny de Roure; o deputado Luiz Carreira (PFL/BA); a Diretora de Parques e Unidades de Conservação da Secretaria de Estado de Administração de Parques e Unidades de Conservação do Governo do Distrito Federal, Élia Batista; o superintendente do IBAMA/DF, Francisco Palhares; a Diretora da Divisão Regional do Desporto, Lazer e Turismo, Maria Aparecida del Sarto; o presidente da Associação dos Amigos do Veredinha, Flávio do Carmo eo diretor da Associação Horta Comunitária da cidade de Brazlândia, Raimundo Silva. O presidente do PCdoB-DF, Apolinário Rebelo, foi um dos convidados da comunidade de Brazlândia.
Fonte: www.apolinariorebelo.