Morreu Galbraith, 97, economista de J. F. Kennedy
Publicado 30/04/2006 12:00
Galbraith, que era professor emérito na Universidade de Harvard, onde lecionou durante boa parte de sua carreira, morreu em um hospital de Cambridge, no Estado de Massachusetts, informou o NYT.
O mais célebre livro do economista, “A era da opulência”, foi publicado em 1958 e logo se tornou um bestseller. O livro defende a idéia de que os Estados Unidos se tornaram um país rico em bens de consumo mas pobre em serviços sociais. Combate o mito da relação necessariamente positiva entre o crescimento da riqueza e a estabilidade social. E se empenha em verificar como os consumidores são manipulados pela publicidade.
Ele era considerado nos EUA como “liberal”, à esquerda. Foi assessor do presidente democrata John F. Kennedy e ocupou nessa administração o cargo de embaixador na Índia. Depois, rompeu com o sucessor de Kennedy, Lyndon Johnson, sobre a questão da Guerra do Vietnã, à qual ele se opôs vivamente. Mesmo assim, Gaibraith colaborou na elaboração do programa de Johnson sobre a “Great Society” (“Grande Sociedade”). E foi autor de um importante discurso desse presidente expondo seus objetivos, recorda o New York Times.
Do jornal francês Libération