Almoço reúne 500 pessoas em apoio a Inácio Arruda para o Senado

Cerca de 500 pessoas, entre parlamentares, prefeitos, prefeitos, dirigentes políticos, sindicalistas, empresários, profissionais liberais, professores e estudantes, além de lideranças populares de diversos segmentos sociais compareceram

O restaurante Parque Recreio, um dos mais tradicionais da capital cearense, recebeu comparecem nesta quinta-feira, dia 20, cerca de 500 pessoas de amplos segmentos sociais que manifestaram apoio à indicação do deputado federal Inácio Arruda(PCdoB) como candidato ao Senado. O almoço prolongou-se até o meio da tarde e foi marcado pelo entusiasmo daqueles que acreditam que Inácio Arruda é hoje umas das mais respeitadas lideranças políticas do Ceará e reune todas as condições de representar o Estado no Senado Federal.

As presenças demonstram a ampla aceitação de Inácio Arruda nos diversos segmentos da sociedade cearense. Ali estiveram Eudoro Santana, diretor-geral do DNOCS, o presidente do PT/Fortaleza vereador Francisco Pinheiro (PT), Walton Miranda, do PT , Deodato Ramalho, ex-Procurador Geral da Prefeitura de Fortaleza, os vereadores José Maria Pontes (PT) e João da Cruz, (PV), o ex-vereador Paulo Mindello (PSB), o secretário-geral do PP, Gonzaga Vale, além de Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), Presidente PCdoB/Ce, Luis Carlos Paes – Presidente PCdoB/Fortaleza e o Deputado Estadual Chico Lopes(PCdoB). Do meio acadêmico compareceram o reitor da Universidade Federal do Ceará, Renê Barreira e os pró-reitores da UFC, Luiz Antônio Maciel e João Arruda, além do diretor-geral do CEFET/Ce, Cláudio Gomes. Também estiveram presentes os prefeitos Antônio Arcanjo (PCdoB), de Santana do Acaraú e Ritelza Cabral, (PSB) de Aquiraz, os secretários municipais de Fortaleza, Acrísio Sena, do Imparh e José de Freitas Uchôa, Desenvolvimento Econômico de Fortaleza; e de Maracanaú, Ieda Castro, Assistência Social e Elza Ferreira, além de Armando Pinheiro, chefe de gabinete do Vice Prefeito de Fortaleza, Carlos Veneranda. Empresários como Eduardo Arraes, um dos organizadores do evento; Alcântara Macedo, diretor da Federação das Indústrias e Sérgio Porto, Presidente do Segovi, também marcaram presença. Da área sindical destacaram-se as presenças de Débora Lima, presidente do Sindicato dos Jornalistas, Tarcísio Dias, presidente do Sindicato dos Médicos e Francilene Gomes, Presidente da Associação dos Defensores Públicos do Ceará. Vale destacar ainda a presença do cineasta Wolney Oliveira, do jornalista e produtor cultural Cláudio Pereira, da bailarina Dora Andrade, do cantor Ricardo Black, da atriz Karla Karenina, do agitador cultural Júlio "Pirata" Trindade e dos fotógrafos Tiago Santana e Celso Oliveira.

Ao iniciar uma breve solenidade de lançamento do manifesto, o empresário Eduardo Arraes, apresentou Inácio como um líder político de grande respeito em todos segmentos sociais. Fez breve relato da trajetória do parlamentar do PCdoB, destacando o compromisso com o desenvolvimento do Ceará, o que para Arraes, o credencia para representar o Ceará no Senado federal.

Já o presidente do PT de Fortaleza, Francisco Pinheiro, que já foi líder da Prefeita Luizianne Lins na Câmara Municipal e Secretário Municipal declarou apoio à candidatura de Inácio Arruda ao Senado e dirigindo-se ao deputado comunista afirmou: "Inácio, estamos juntos nessa batalha". A presença e as palavras de Pinheiro guardam grande significado a medida que tem uma proximidade muito grande com a Prefeita de Fortaleza por quem está sendo indicado para ser candidato a vice-governador na alianças da forças democráticas e progressistas.

Vencer uma batalha histórica.

Inácio Arruda, agradeceu a presença de todos ressaltando que o apoio ali manifesto é um grande estímulo para a grande batalha que se prenuncia. Para Inácio a batalha eleitoral deste ano será histórica, a mais importante da república brasileira em face do confronto aberto estabelecido pela direita tucano-pefelê ansiosa de voltar ao governo central. O desafio é grande, mas a perspectiva é de êxito desde que seja assegurada a unidade das forças que desejam dar seqüência e fazer avançar ainda mais as conquistas obtidas no governo do Presidente Lula.

No caso do Ceará Inácio destacou que o governo federal viabilizou a implantação da Companhia Siderúrgica Cearense, e ainda iniciou a Ferrovia Transnordestina e está empenho em promover as interligação da bacia do Rio São Francisco com o Nordeste Setentrional, o que irá beneficiar milhões de cearense e gerar milhares de empregos.

Inácio Arruda destacou ainda que o PCdoB está empenhado na construção de aliança de forças democráticas e progressistas, em particular PT, PSB e PMDB, além do próprio PCdoB, que possa ter condições de apresentar um projeto novo para o Ceará. Inácio afirmou que o modelo tucano já esgotou suas possibilidades e que só as forças de esquerda podem dar um novo salto político capaz de atender as reais necessidades do Ceará e de seu povo. E nesse sentido o PCdoB acredita que pode contribuir também indicando o candidato a vaga de senador, o que reforçaria ainda mais um perfil progressista da chapa majoritária.

Manifesto "Inácio no Senado"

Inácio Arruda é o nosso nome para o Senado da República. Temos as mais sólidas razões para escolhê-lo para essa disputa — justamente no momento em que os partidos políticos debatem suas candidaturas.
O perfil de Inácio está associado ao desenvolvimento do Ceará e do Brasil. Conquistou, ao longo dos seus três mandatos como deputado federal, eleito com as maiores votações, dialogando com todas as forças políticas, a posição de incansável batalhador por investimentos e obras públicas para o Estado do Ceará, invariavelmente posicionando o interesse social acima do particular. Hoje, como coordenador da bancada federal cearense no Congresso Nacional — eleito três vezes —, demonstra novamente sua capacidade de unir e propor a prosperidade a favor da nossa terra e do nosso povo.
Inácio apresenta profundos vínculos históricos com as lutas e conquistas sociais e políticas que liderou — desde a luta contra a carestia e pelo direito à moradia nos anos 1980 até as lutas atuais contra os aumentos abusivos da Coelce, em defesa de recursos para os municípios do interior cearense, universidades e escolas técnicas federais; o incentivo à energia limpa do biodiesel, à Cultura, Saúde, Educação e ao protagonismo do Estatuto da Cidade. Esses e inúmeros outros laços asseguram a qualidade e representatividade de Inácio Arruda para figurar numa coligação dos partidos populares e democráticos, oferecendo a essa frente um perfil reconhecido e consistente, profundamente articulado ao interesse coletivo.
Nesse rumo, contribuímos positivamente para a ampliação da bancada democrática e progressista no Congresso Nacional.  Por todas essas razões nos manifestamos a favor