Começa amanhã a cúpula sobre gasoduto sul-americano no Paraguai
Os presidentes Tabaré Vázquez (Uruguai), Hugo Chávez (Venezuela), Nicanor Duarte (Paraguai) e Evo Morales (Bolívia) se reúnem amanhã em Assunção, capital paraguaia, para discutir a construção do gasoduto que inter
Publicado 18/04/2006 14:59
A reunião conta também com a participação dos chanceleres e ministros de Energia dos quatro países. Ao final, será emitido um comunicado-documento com as resoluções aprovados no encontro.
Segundo informações, as questões sobre as quais os participantes do encontro mais se debruçarão são as relacionadas com os termos econômicos e financeiros, levando em conta a disposição da Venezuela em financiar o projeto, ainda que devam acordar quais serão as contrapartidas.
Por outro lado, a chanceler paraguaia Leila Rachid afirmou que o encontro “tentará refletir o antigo organismo regional Urupabol (Uruguai, Paraguai e Bolívia) que buscava estimular o desenvolvimento econômico e comercial dos três países, mediante convênios de cooperação”.
Desta vez, a cúpula em Assunção por motivo do tema energético também abordará um tema especial fora da agenda: a contenda entre Uruguai e Argentina pela construção das fábricas de celulose.
Da Redação
Com informações da
Agência Bolivariana de Notícias (ABN)
Agência Bolivariana de Notícias (ABN)