Reconhecimento oficial das mortes durante a ditadura militar expõe crimes de Estado e repara a memória das vítimas.
Prefeitura do Recife homenageia Gregório Bezerra, em memória à luta do ex-deputado federal. Gregório foi um dos principais defensores da luta pelos direitos trabalhistas.
“Ele foi anti-imperialista, antirracista, anti-hipócrita nos seus romances, contos, artigos e conferências. Muitos ainda não sabem”
“A luta contra o fascismo é permanente. Que a ficção das ruas e do poder real não nos deixam mentir.”
“Se existe uma voz de comando para matar, para atirar na cabeça de seres que se movem, essa ordem não será contra cães….”
Memória, cultura e resistência no Recife: uma conversa sobre figuras icônicas, poesia e lembranças da luta contra a ditadura, repleta de homenagens e reflexões históricas.
Nesta sexta, 1º/11, o Globo Repórter homenageia Machado de Assis, explorando a atualidade de sua obra, que inspira e critica a sociedade com ironia e profundidade.
Hoje é aniversário de Sebastião Bernardes de Souza Prata, ou melhor, é aniversário do gênio Grande Otelo, imortal artista do povo brasileiro.
“Os escritores, jornalistas, historiadores e cineastas temos uma tarefa de Sísifo: recomeçar a contar a história da ditadura todos os dias.”
O texto reflete sobre como o destino, circunstâncias sociais e oportunidades moldam trajetórias como as de Al Pacino e Cid Moreira, e o impacto dessas forças no sucesso ou fracasso
Machado de Assis, 116 anos após sua morte, continua a definir o futuro da literatura brasileira, brilhando em diversos gêneros e sendo comparado aos maiores autores mundiais