A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Urariano Mota

Escritor e jornalista. Autor do Dicionário Amoroso do Recife, Soledad no Recife, O filho renegado de Deus e A mais longa duração da juventude (traduzido para o inglês como Never-Ending Youth). Colunista do Portal Vermelho e do Brasil 247. Colaborador do Jornal GGN.
A morte violenta causada pela ditadura

Reconhecimento oficial das mortes durante a ditadura militar expõe crimes de Estado e repara a memória das vítimas.

Gregório Bezerra e a ditadura

Prefeitura do Recife homenageia Gregório Bezerra, em memória à luta do ex-deputado federal. Gregório foi um dos principais defensores da luta pelos direitos trabalhistas.

Aniversário de Mark Twain e sua permanente atualidade

“Ele foi anti-imperialista, antirracista, anti-hipócrita nos seus romances, contos, artigos e conferências. Muitos ainda não sabem”

A tentativa do golpe que planejou matar Lula, Alckmin e Alexandre de Moraes

“A luta contra o fascismo é permanente. Que a ficção das ruas e do poder real não nos deixam mentir.”

Mas quem é o terrorista?*

“Se existe uma voz de comando para matar, para atirar na cabeça de seres que se movem, essa ordem não será contra cães….”

Amor à cidade e militantes contra a ditadura

Memória, cultura e resistência no Recife: uma conversa sobre figuras icônicas, poesia e lembranças da luta contra a ditadura, repleta de homenagens e reflexões históricas.

Imperdível. A glória de Machado de Assis hoje na TV

Nesta sexta, 1º/11, o Globo Repórter homenageia Machado de Assis, explorando a atualidade de sua obra, que inspira e critica a sociedade com ironia e profundidade.

Humor no debate político em Olinda

“Candidata, o que é Stopover?”

Ao gênio Grande Otelo

Hoje é aniversário de Sebastião Bernardes de Souza Prata, ou melhor, é aniversário do gênio Grande Otelo, imortal artista do povo brasileiro.

Narrar, denunciar sempre a história da ditadura

“Os escritores, jornalistas, historiadores e cineastas temos uma tarefa de Sísifo: recomeçar a contar a história da ditadura todos os dias.”

Al Pacino e o destino

O texto reflete sobre como o destino, circunstâncias sociais e oportunidades moldam trajetórias como as de Al Pacino e Cid Moreira, e o impacto dessas forças no sucesso ou fracasso

Machado de Assis no aniversário da sua morte

Machado de Assis, 116 anos após sua morte, continua a definir o futuro da literatura brasileira, brilhando em diversos gêneros e sendo comparado aos maiores autores mundiais

1 2 3 41