A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Leonardo Wexell Severo

Jornalista e analista internacional
“Equador derrotará estado de exceção que agrava arrocho neoliberal”, diz sindicalista

Marcela Arellano, presidente da Federação Unitária dos Trabalhadores do Equador defende composição de ampla frente para pôr fim ao ciclo de arrocho, desemprego e violência extrema

Ato denuncia assassinato de 150 jornalistas em Gaza e exige rompimento com Israel

Debate com jovens palestinas que testemunharam o massacre de Netanyahu ocorreu no Sindicato dos Jornalistas na terça (26) e terminou com manifesto por rompimento com Israel.

“Ousar Viver! Histórias da Maria” será lançado na Cinemateca em São Paulo

Na avaliação de Marcus Vinicius, arranjador do filme dirigido po Silvio Tendler, a “obra é sobre o futuro” e estampa a “presença certa dos militantes do sonho, como Maria Pimentel e seus companheiros de todas as épocas”

‘Ousar Viver!’ emociona e público aplaude de pé a resistência

Mais de 200 pessoas foram ao Cine São Carlos, no interior paulista, para assistir ao documentário de Silvio Tendler, com fotografia de Lúcio Kodato e produção do Instituto Angelim.

Filme sobre Maria Pimentel é aprendizado sobre resistência contra a desmemória, diz Tendler

Documentário “Ousar Viver”, de Silvio Tendler, destaca a luta e resistência da militante em prol da redemocratização do Brasil, abrindo espaço para o protagonismo feminino

Estupro foi “arma de guerra” pró EUA e Israel para matar maias na Guatemala

Livro revela o terrorismo de Estado racista e denuncia que “além de genocídio, houve feminicídio” no país centro-americano. Conforme documenta a obra, obedecendo a “política de extermínio”, “o estupro foi utilizado na Guatemala para destruir a continuidade biológica, social e cultural do povo maia através do corpo das mulheres”. Por isso, além de clamar por justiça aos mais de 200 mil mortos e 45 mil desaparecidos massacrados entre 1960 e 1996 com o objetivo de abrir caminho à dominação estrangeira, elas levantaram a voz, coletivamente, para denunciar o silêncio que as manteve caladas e construir um país soberano em que tenham direito a existir.

Livro “Desaparecimento de Crianças na Guatemala” expõe prática de extermínio

Comissão de Esclarecimento Histórico da Guatemala sobre o conflito militar movido pelo Exército e seus milicianos contra o povo guatemalteco denuncia o “genocídio e os atos de lesa-humanidade”

“Massacres na selva”: desaparições, torturas e mortes na ditadura guatemalteca

A obra de Ricardo Falla expõe o terrorismo de Estado na ditadura guatemalteca, evidenciando genocídio e a colaboração dos EUA e Israel na política de extermínio.

Julgamento de genocídio na Guatemala aponta responsabilidade de EUA e Israel

Relatos mostram brutalidade usada contra indígenas pelas Forças Armadas da Guatemala. Oficialmente, entre 1960 e 1996, houve 200 mil mortes e 45 mil “desaparecimentos”

Centro de extermínio foi construída por Israel na Guatemala

Paulo Estrada, coordenador da Associação de Familiares de Detidos e Desaparecidos da Guatemala (Famdegua), denuncia que foram encontrados no local, em Cobán, 565 ossaturas, mais de 90 de crianças e adolescentes. Ali também funcionava uma base militar.

Mães recordam política de extermínio na Guatemala e criticam Israel

No “Dia Nacional contra o Desaparecimento Forçado na Guatemala”, em San Juan Comalapa, lideranças e familiares recordam descoberta do cemitério coletivo de centenas de corpos e reafirmam solidariedade com a Palestina e luta pela justiça

Do genocídio contra indígenas na Guatemala surgiu a “palestinização”

“Na Guatemala, como em Gaza, a assessoria militar israelense defendia o assassinato de toda a população”, denuncia o líder camponês Daniel Hernandez

1 2 3 16