The New York Times coloca ‘Retratos Fantasmas’ entre os melhores filmes de 2024

Documentário de Kleber Mendonça Filho retrata o centro de Recife por meio das salas de cinema. Filme aparece na lista do jornal dos EUA entre os dez melhores do ano

Cena de 'Retratos Fantasmas', documentário de Kleber Mendonça Filho, escolhido para representar o Oscar em 2024| Foto: Vitrine Filmes/Divulgação

Um dos jornais mais lidos do mundo o “The New York Times“, divulgou uma lista com os melhores filmes de 2024 e nele consta o documentário brasileiro “Retratos Fantasmas”, do diretor Kleber Mendonça Filho.

O filme foi o indicado brasileiro para a disputa do último Oscar, porém não avançou nas classificatórias. A lista feita pelo jornal dos Estados Unidos coloca o filme de Mendonça, diretor de Bacurau e Aquarius, ao lado de longas-metragens de Francis Ford Coppola, com Megalopolis, e Agnieszka Holland, com Borda Verde (Green border).

Em ‘Retratos Fantasmas’ o centro do Recife (PE) tem sua história contada por meio de suas salas de cinema, responsáveis pela metamorfose da cidade e por ditar comportamentos.

Leia mais: A crítica de Celso Marconi a Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça

A crítica Manohla Dargis, uma das responsáveis pela listagem, classificou o documentário brasileiro como “emocionante, formalmente vibrante e intelectualmente estimulante”.

Confira a lista completa divulgada pelo jornal:

1. Tudo que imaginamos como luz, de Payal Kapadia (Índia);
2. Ernie Gehr: Mechanical Magic, de Ernie Gehr (EUA);
3. A verdadeira dor (A real pain), de Jesse Eisenberg (EUA);
4. Não esperes demasiado do fim do mundo (Do not expect too much from the end of the world), de Radu Jude (Romênia);
5. Dahomey, de Mati Diop (França);
6. Retratos fantasmas, de Kleber Mendonça Filho (Brasil)
7. Furiosa: uma saga Mad Max, de George Miller (EUA);
8. Megalopolis, de Francis Ford Coppola (EUA);
9. Borda verde (Green border), de Agnieszka Holland (Polônia);
10. Here, de Bas Devos (Bélgica).

    Nas suas redes, o diretor celebrou a menção ao filme: “Muitos cineastas na lista que eu respeito. Um filme que se passa num apartamento e no centro do Recife. Um filme sobre amor que continua recebendo muito amor.”

    O longa-metragem ‘Retratos Fantasmas’ pode ser visto na Netflix ou alugado em outras plataformas de streaming. Para quem sentiu falta na lista de Ainda Estou Aqui, que representa o Brasil no Oscar 2025, saiba que o filme ainda não estreou nos Estados Unidos.