Montadora chinesa BYD deve superar Ford e Honda em vendas
Com o mercado da China aquecido, que representa 90% das vendas, a empresa terá mais de 4 milhões de carros vendidos no ano
Publicado 09/12/2024 18:11

A fabricante de carros chinesa BYD está prestes a superar a Ford e Honda. A notícia não chega a surpreender tamanha a expansão da marca de carros elétricos e híbridos pelo mundo. No Brasil, a empresa irá começar operar em março a fábrica mais moderna fora da China.
Apesar do crescimento em diferentes mercados, o que impulsionou a grande fase da fabricante foi o seu próprio país. Em novembro, de acordo coma a agência de notícias Reuters, a empresa ganhou em participação com o crescimento do mercado interno, que é o maior do mundo.
Dessa maneira, a BYD irá fabricar mais de 4 milhões de automóveis no ano e deixar para trás a estadunidense Ford e a japonesa Honda. Conforme a agência, os chineses venderam 3,76 milhões entre janeiro e novembro, com o expressivo valor de 506.804 veículos no décimo primeiro mês.
Leia mais: Brasil vive boom de montadoras chinesas
O mercado chinês representa mais de 90% das vendas e em novembro a participação de mercado da empresa estava em 17,1%, sendo que no ano anterior foi de 12,5%.
Segundo a agência, se as vendas continuarem nesse ritmo nos próximos 12 meses a BYD pode chegar a comercializar mais de 6 milhões de carros. A previsão está em linha ao que os executivos da empresa pretendem, entre 5 e 6 milhões. Isto colocaria a empresa já no patamar de disputar com General Motors (Chevrolet) e Stellantis (Fiat, Dodge, Jeep, Ram, Peugeot, Alfa Romeo).
Para alcançar estes esforços a montadora passou de pouco mais de 700 mil funcionários para 1 milhão entre 2023 e este ano. Esse número deverá aumentar ainda mais com novas fábricas, como a do Brasil.
*Informações Reuters. Edição Vermelho, Murilo da Silva