Brasil recupera nível de alfabetização do período pré-pandemia, indica MEC
56% das crianças brasileiras alcançaram o patamar de alfabetização definido pelo Inep com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Meta para 2030 é superar os 80%
Publicado 29/05/2024 18:13
O Brasil alcançou a meta do Ministério da Educação em recuperar o desempenho de alfabetização do nível pré-pandemia de Covid-19. Os resultados do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, divulgados na terça (28), colocam que 56% das crianças brasileiras alcançaram o patamar de alfabetização definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O número corresponde a estudantes do 2º ano do ensino fundamental.
“Em 2019, o percentual de estudantes alfabetizados na rede pública do país era de 55%, percentual que, com a pandemia, caiu para 36% em 2021. Em 2023, retomamos ao patamar anterior, subindo para 56%”, disse o ministro da educação, Camilo Santana.
Leia mais: Pé-de-Meia paga 2º parcela e chegará a 3,7 milhões estudantes
O compromisso tem adesão de 100% dos estados e de 99,8% dos municípios.
Para 2024, a meta de alfabetização estabelecida pelo MEC é de chegar a 60% das crianças brasileiras. Em 2025, o ministério espera chegar em 64% e ir crescendo até superar a meta, em 2030, de 80%.
Para isso o governo tem investido para manter os alunos na escola. Um dos principais projetos é o Pé de Meia, que oferece um incentivo financeiro para os alunos no combate à evasão escolar.
Segundo Santana, o último censo escolar apontou que cerca 500 mil jovens deixaram a escola em um ano: “A escola precisa ser atrativa, acolhedora. Precisa ter uma boa infraestrutura, precisa estar conectada. Mas um grande motivo é a questão financeira. Outro grande motivo é desmotivação do jovem”, disse Santana, ao citar o Pé de Meia.
Leia mais: Enem 2024 está com as inscrições abertas até 7 de junho
O presidente Lula lamentou o retrocesso que houve durante a pandemia e ressaltou que o foco é alcançar os 80%, mas que sonha em atingir os 100% de crianças alfabetizadas: “Com governadores e secretários de educação, estabelecemos o compromisso de atingir índice de alfabetização de 80% em todo país até 2030. Mas podemos mais. Temos que chegar a 100%. Vamos acompanhar de perto, orientando naquilo que os municípios podem melhorar e ajudando a divulgar as políticas públicas exitosas na educação das nossas crianças”, colocou o presidente.
*Edição Vermelho, Murilo da Silva