Primeiro presidente de esquerda, Gustavo Petro toma posse na Colômbia
A advogada e ativista ambiental Francia Márquez foi empossada como vice-presidente. Chapa derrotou a extrema direita representada por Rodolfo Hernandes.
Publicado 08/08/2022 11:19 | Editado 08/08/2022 17:24

O domingo (7) foi marcado pela posse presidencial na Colômbia de Gustavo Petro, primeiro presidente de esquerda do país. A vice-presidente Francia Márquez também foi empossada, ela é a primeira vice-presidente negra da história da Colômbia. A cerimônia aconteceu para cerca de 200 mil pessoas na Praça de Bolívar, na capital Bogotá.

Gustavo Petro é ex-prefeito de Bogotá e já foi senador. O novo presidente optou por uma cerimônia sem luxo e popular. Descartou que fosse estendido um tapete vermelho como os mandatários anteriores tiveram. Mas fez questão de que a espada do libertador da América Latina, Simón Bolivar, fosse trazida para a cerimônia. O presidente anterior, Iván Duque, tinha negado o pedido. Assim que assumiu, Petro solicitou que a Casa Militar trouxesse a espada.
Leia também: Eleição de Gustavo Petro é uma vitória histórica
Entre as prioridades do novo presidente está o combate à desigualdade e à fome, a ampliação do ensino público, uma reforma tributária aumentando impostos para os mais ricos, o aprofundamento dos acordos bilaterais com países latino-americanos e a implementação total dos Acordos de Paz para encerrar, de fato, a guerrilha na Colômbia.
Confira o juramento de posse de Petro:
Enquanto diversas delegações internacionais e pelo menos nove presidentes latino-americanos estiveram presentes, o Brasil foi representado pelo chanceler Carlos França. A situação demonstra cada vez mais o isolamento político pelo qual passa o país, uma vez que Jair Bolsonaro preferiu ir a um jogo de futebol e a uma churrascaria em São Paulo (SP), no domingo. No restaurante, foi vaiado e deixou o local.