Bolsonaro cai 2 pontos e Lula mantém 43%, diz pesquisa

Tendência de redução no número de candidaturas favorece o petista

(Foto: Reprodução)

A 59 dias para as eleições 2022, a disputa polarizada entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL), indica estabilidade nas intenções de voto, segundo a nova pesquisa PoderData, realizada de 31 de julho a 2 de agosto e divulgada nesta quinta-feira (4) pelo Poder360.

Em relação à pesquisa anterior, de 15 dias atrás, Bolsonaro oscilou dois pontos percentuais para baixo, dentro da margem de erro, indo de 37% para 35%. Já Lula segue na liderança, mantendo o mesmo patamar – 43%. Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT, 7%), Simone Tebet (MDB, 4%), André Janones (Avante, 2%), Eymael (DC, 1%) e Felipe d’Avila (Novo, 1%). Os demais candidatos não pontuaram.

Esses números apontam para a necessidade de um segundo turno, já que o líder da pesquisa, Lula, não alcança 50% dos votos válidos. Porém, a tendência é de redução no número de candidaturas, o que favorece o petista. Janones, por exemplo, pode anunciar nesta quinta seu apoio a Lula. Dois nomes com menos de 1% de intenções de votos – Luciano Bivar (UB) e Pablo Marçal (Pros) – não serão mais candidatos.

Nos recortes da pesquisa, segundo o Poder360, “Lula tem seus melhores desempenhos entre jovens de 16 a 24 anos (50%), na região Nordeste (48%) e entre os que têm renda familiar de até 2 salários (48%). Bolsonaro pontua mais entre homens (40%) pessoas de 45 a 59 anos (39%), na região Centro-Oeste (46%) e entre os que têm renda de mais de 5 salários (42%)”.

Num eventual segundo turno, Lula bateria Bolsonaro por dez pontos de diferença – 50% a 40%. A vantagem entre eles foi encurtada. Há 15 dias, era de 13 pontos – 51% a 38%. Ainda assim, os dois pré-candidatos tiveram oscilações dentro da margem de erro.

A pesquisa PoderData ouviu, por telefone, 3.500 eleitores, em 322 municípios de todos os estados do Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Autor