Cientistas encadeadas: cinco histórias de mulheres líderes
Apesar de todos os mecanismos programados para fazê-las desaparecer e impedir seu trabalho, cinco mulheres deixaram legados gigantescos para a ciência com sua persistência e perspicácia.
Publicado 14/02/2022 19:18
Como todo 11 de fevereiro por sete anos, o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência é comemorado para “alcançar o acesso e a participação plena e igualitária na ciência para mulheres e meninas, e também para alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas.
Embora, em geral, mais mulheres do que homens estudem graus superiores, a distribuição por disciplinas ainda é muito desigual ; Algumas carreiras científico-tecnológicas têm uma porcentagem alarmantemente pequena de mulheres, e mesmo em algumas delas essa proporção está diminuindo.
Conhecer referências de mulheres em ciência e tecnologia pode ajudar a aproximar essas disciplinas dos menores e inspirar todas as pessoas que as acompanham em suas escolhas ao longo de sua escolarização.
Hoje trazemos as histórias de cinco delas, histórias que se relacionam entre si. Vamos começar com cinco cientistas “encadeadas”.
Berta, a inventora
Bertha Benz era a esposa do engenheiro Carl Benz. Em 1886, o marido obteve uma patente alemã para um carro de três rodas com motor de tração traseira: o Benz Patent-Motorwagen .
No início de agosto de 1888, sem o conhecimento de Carl, Bertha decidiu promover a carruagem viajando com seus dois filhos mais velhos para a casa de sua mãe. A viagem de Mannheim a Pforzheim envolveu uma viagem de cerca de cem quilômetros; ninguém jamais havia dirigido um carro por uma distância tão longa antes.
Grande conhecedora do funcionamento daquele veículo, Bertha partiu na madrugada do dia 5 de agosto de 1888, enfrentando diversos problemas durante sua longa viagem: um de seus grampos de cabelo a ajudou a reparar uma falha no sistema de ignição, recompôs um cabo eletricista descascado usando um de seus elásticos, um alfinete de seu chapéu a ajudou a desentupir um cano de combustível entupido… Como se isso não bastasse, uma corrente de transmissão estalou; desta vez ele teve que pedir a ajuda de um ferreiro para consertá-lo.
No caminho para Pforzheim, o veículo teve que subir e descer morros; como o motor não tinha potência suficiente, Eugen e Richard (seus filhos, de 15 e 13 anos) tiveram que empurrar o carro por algumas ladeiras que tiveram que subir. Depois de todos esses incidentes, Bertha e seus filhos chegaram a Pforzheim ao entardecer de 5 de agosto. Foi um longo dia de esforços para provar que o carro funcionava. Três dias depois, Bertha voltou a Mannheim dirigindo, é claro, o Benz Patent-Motorwagen .
Além da publicidade conquistada, os Benzes fizeram várias melhorias graças às sugestões de Bertha após suas experiências durante a viagem. Entre outros, Bertha propôs a inclusão de um acessório para escalar colinas ou a incorporação de forros de couro (‘pastilhas de freio’) para melhorar o poder de frenagem.
Gladys, a programadora
Bertha não precisou usar um GPS para completar sua jornada com sucesso. Esse sistema de posicionamento global surgiu muitos anos depois graças ao trabalho da matemática Gladys West e sua equipe.
Gladys começou a trabalhar como programadora na Base Naval de Dahlgren (Virgínia, EUA) na década de 1950: usava algumas máquinas ainda muito rudimentares que precisavam processar dados necessários para a análise de observações de satélite.
Em meados da década de 1970, tornou-se diretora do projeto que desenvolveria parte do equipamento do Seasat , o primeiro satélite projetado para pesquisar os oceanos da Terra remotamente: foi equipado com o primeiro radar de abertura sintética em órbita.
West deveria programar um IBM 7030 para desenvolver um modelo da forma da Terra com a maior precisão possível. Para isso, ela teve que criar algoritmos complexos que levavam em conta variações devido a forças gravitacionais, de maré e outras que distorcem a configuração esférica perfeita. Esses modelos de satélite criados inicialmente para fins militares seriam usados anos depois para desenvolver a tecnologia na qual o GPS se baseia.
Katherine a calculadora
O trabalho de Gladys West era muito complexo: ela tinha que lidar com grandes e diversos bancos de dados com grande precisão, ela tinha que criar modelos e procedimentos adequados de forma minuciosa para que seus cálculos tivessem a utilidade esperada. E fez isso usando computadores primitivos, assim como a matemática Katherine Johnson, que trabalhava na NASA quando, em 1962, aquela agência começou a usar computadores eletrônicos para fazer cálculos.
Katherine foi contratada em 1953 para realizar tarefas de cálculo no Departamento de Orientação e Navegação. Ela se tornou parte das “Calculadoras Ocidentais”, o grupo de mulheres afro-americanas que trabalhavam, separadas das “Calculadoras Orientais”, suas contrapartes brancas, em conformidade com as leis Jim Crow da Virgínia .
Ambas ajudaram os Estados Unidos a conseguir algumas vitórias sobre a União Soviética durante a Guerra Fria naquela obstinada batalha que mantinham pelo domínio do espaço.
A agência estatal se beneficiou não apenas do bom trabalho dessas calculadoras humanas; seu equilíbrio econômico também melhorou ao considerar a maioria dessas mulheres como não-profissionais –apesar de muitas delas serem formadas em matemática ou física– e, portanto, receberem salários mais baixos.
Eles faziam as operações e verificações com a ajuda de calculadoras mecânicas, com sua destreza, suas réguas de cálculo, seu lápis e seu papel. As informações fornecidas pelos engenheiros aeronáuticos eram parciais, vinham de documentos secretos. A notável habilidade matemática de Katherine permitiu que ela deixasse a Ala Oeste e trabalhasse diretamente com os engenheiros.
Foi ela quem calculou a janela de lançamento do Programa Mercury desenvolvido pela NASA entre 1961 e 1963. Foi Katherine quem calculou a trajetória parabólica do voo espacial de Alan Shepard em 1961, feito vinte e três dias após o primeiro voo orbital feito pelo cosmonauta Yuri Gagarin .
As habilidades matemáticas de Katherine eram tais que ela permaneceu a “calculadora humana” da NASA mesmo quando eles tinham equipamentos de computador, que ela aprendeu a usar: ela verificou os cálculos de computador que levariam John Glenn em seu vôo orbital ao redor da Terra em 1962. Ele também calculou a trajetória da Apollo 11 que levaria Armstrong, Aldrin e Collins à Lua em 1969.
Mareta, a astrogeóloga
Muitas pessoas, muitas mulheres, trabalharam para o sucesso da missão Apollo, e não apenas calculando e programando. Uma delas foi a geóloga Mareta West, que deixou de trabalhar como especialista em petróleo na indústria para escolher, em 1960, o local onde a Apollo 11 pousaria na Lua.
Seu trabalho como astrogeóloga continuou na década de 1970; Mareta focou-se no estudo da superfície da Lua e de Marte…
Maria, a cartógrafa
O olhar de Mareta estava voltado para o céu, estranho para uma geóloga. Embora os solos também abundam debaixo d’água. E Marie Tharp se dedicou a desenhá-los.
Surpreendentemente, quando ela se candidatou a um emprego no Laboratório Geológico Lamont, tudo o que lhe perguntaram foi se ela sabia desenhar, apesar de ter pós-graduação em matemática e geologia debaixo do braço.
Durante a Guerra Fria, os Estados Unidos investiram grandes somas de dinheiro em pesquisas oceânicas, tanto para encontrar navios afundados quanto para facilitar a navegação de seus submarinos.
Marie começou a fazer mapas do fundo do mar com os dados enviados a ela dos navios oceanográficos que ela não podia acessar por ser mulher. E em seu escritório, em 1953, descobriu a fenda no Oceano Atlântico, embora a princípio não acreditassem nela.
Tharp desenhou o fundo dos oceanos Atlântico Norte, Atlântico Sul e Índico à mão. Seus desenhos mostravam que nas profundezas do oceano havia montanhas, vales e abismos. E graças às suas ilustrações, as teorias das placas tectônicas e da deriva continental foram confirmadas .
Bertha , Gladys , Katherine , Mareta e Marie são cinco das muitas mulheres que contribuíram com seu talento e esforço para o desenvolvimento das disciplinas STEM .
Neste 11 de fevereiro, nós as aplaudimos; É o que devemos fazer todos os dias do ano.
Marta Macho Stadler é professora de matemática, Universidade do País Basco / Euskal Herriko Unibertsitatea