Manifestantes realizam ato na Cinelândia pela liberdade de Lula
Frente Ampla dos Partidos de Esquerda promoveu um ato, no fim da tarde desta quarta-feira (11), na Cinelândia, região central do Rio de Janeiro. Unindo todas as classes, a pauta foi a defesa da democracia e pela liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Publicado 12/04/2018 10:55
"A nossa luta é todo dia! É pelo Lula, pela democracia", cantavam durante o trajeto. Foi a segunda manifestação realizada desde a prisão do ex-presidente.
Leonardo Giordano, vereador de Niterói e pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro pelo PCdoB, afirmou ao Brasil de Fato, que Lula é preso político. "Estamos aqui para defender a liberdade de Lula e seu direito de ser candidato. Ele é preso político porque querem impendi-lo de ser eleito presidente do Brasil. Do mesmo jeito que mostramos que o impeachment foi golpe, vamos vencer a narrativa atual", afirmou.
O apoio ao ex-presidente é motivado pelos avanços sociais em seu governo, como apontam os manifestantes. De acordo com a estudante Mel Nunes, sua vida seria diferente sem os programas sociais criados pelo governo petista. "Hoje os estudantes de produção cultural da Universidade Federal Fluminense. Graças ao Lula minha família tem uma casa própria, pelo Minha Casa Minha Vida, eu acessei a universidade através do programa de cotas", diz em entrevista à TVT.
Já o deputado estadual Gilberto Palmares (PT) afirma que defender Lula é também defender o patrimônio nacional. "No Rio, por decisão dos golpistas, acabou de demitir 212 trabalhadores da Casa da Moeda. Fazem isso porque querem privatizar lá e, ao mesmo tempo que mandam eles embora, o governo Temer faz licitação a nível internacional criando empregos lá fora. Lula simboliza a luta contra o processo de privatização".
Confira matéria da TVT do ato no Rio de Janeiro: