"Temer quer ser presidente sem ser eleito", critica Lula

Depois de percorrer 12 municípios de Pernambuco, a Caravana Popular em Defesa da Democracia encerrará suas atividades nesta quarta-feira (13) com ato público no Recife que contará com a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O evento começa às 17h, no Marco Zero, Bairro do Recife. 

"Temer quer ser presidente sem ser eleito", critica Lula - Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Lula está em Pernambuco desde segunda-feira (11). A visita começou por Petrolina, no Sertão, onde ele participou do evento Semiárido contra o Golpe – Nenhum direito a Menos promovido pela Frente Brasil Popular. Segundo os organizadores, caravanas de nove estados da região estiveram presentes, reunindo cerca de oito mil pessoas.

Em seu discurso, o ex-presidente criticou o governo interino. "Para ser vereador, tem que disputar eleição e ganhar. Para ser prefeito, governador, sindicalista… tem que disputar a eleição e ganhar. Como é que "seu" Temer quer ser presidente sem ser eleito para isso? Foi um assalto organizado por uma maioria muito, mas muito duvidosa da Câmara dos Deputados".

Ele disse ainda que pode ser candidato em 2018. "Se eles acham que vão tirar o que a gente conquistou, essa é a única possibilidade que eu tenho. Não me provoquem, que eu posso voltar e ser candidato em 2018. Eu 1978, eu tinha três anos de casado com Marisa e prometi que seria o último mandato no sindicato, mas depois inventamos o PT, a CUT e depois perdi três eleições e ganhamos quatro e eu disse que estava aposentado, mas os caras não querem deixar".

Nesta terça-feira (12), Lula participou de plenária do Conselho Deliberativo da Fetape, em Carpina, na Zona da Mata. O encontro contou com cerca de 600 dirigentes sindicais de três regiões do estado. Na quarta (13), ele visitará o município de Caruaru, no Agreste, onde participará de ato da Caravana Popular. Após o evento, almoçará no assentamento Normandia. À tarde, ele vem para o Recife onde participa de reunião com representantes de partidos políticos e movimentos sociais. À noite, estará na manifestação no Recife Antigo.

A Caravana em Defesa da Democracia, uma ação da Frente Brasil Popular e seus parceiros no estado, iniciou seu périplo pelo interior pernambucano no dia 4 de julho, com o propósito de denunciar o golpe que afastou provisoriamente a presidenta Dilma Rousseff da Presidência da República.

Audicéa Rodrigues, com informações de blogs locais
Do Recife