Equidade: Pela primeira vez, Equador promove mulheres a generais
O Equador deu um passo importante nesta segunda-feira (4) rumo à equidade de gêneros. As agentes policiais Ivonne Estrella Daza Anchundia e Maria Fernanda Tamayo Rivera entram para a história do país como as primeiras mulheres a subirem um degrau na hierarquia militar e ocupar o posto de generais.
Publicado 05/07/2016 16:14
A ascensão se deu como resultado do Decreto Executivo firmado pelo presidente Rafael Correa em 30 de junho deste ano. A ordem estabelece que o Honorário Conselho da Polícia Nacional “qualifica idôneos oficiais a ascender ao grau de general”, entre os seis contemplados estão as duas mulheres.
Ivonne Daza dedicou a vida como chefa da oficina de Defesa dos Direitos das Mulheres e da Família, também liderou o Departamento de Violência Intrafamiliar da Policia Judicial e participou da 1ª Conferência Mundial de Mulheres de Pequim, na China.
Já Maria Tamayo esteve à frente da Escola Superior de Policia onde reivindicou o valor das mulheres entre os oficiais. As duas são membro da polícia equatoriana e sempre se ocuparam dos problemas relacionados à questão de gênero.