Unegro Pernambuco realiza congresso e elege nova direção
A União de Negros pela Igualdade (Unegro) de Pernambuco elegeu nesta segunda-feira (20) a nova direção. Foram eleitos, o professor Wellington Lima Lustosa, presidente, e Fabiana Maria, vice-presidenta, que vão conduzir a entidade, junto com os demais membros dirigentes, "firmes e convictos na luta pela igualdade racial e na resistência às políticas conservadoras e atrasadas".
Publicado 22/06/2016 17:04 | Editado 04/03/2020 16:55
No dia 4 de junho passado, a Unegro-PE realizou seu 4º Congresso Estadual. Mais de cem militantes e convidados participaram do congresso (foto abaixo), que aconteceu no auditório do Sindupe. A mesa do ato político que iniciou os trabalhos do encontro esteve composta pelo presidente estadual do PCdoB, Alanir Cardoso, e por representantes do Movimento Negro Unificado (MNU); Rede de Mulheres de Terreiros; União Metropolitana de Estudantes Secundaristas (UMES). Também compondo a mesa a ativista Avani Santana e o professor Helmilton Beserra, presidente do Sinpro-PE.
As intervenções giraram em torno da temática Negros e negras no poder e em defesa da vida, que foi abordada por membros da UJS – União da Juventude Socialista; do Coletivo Periféricas; Movimento Ocupe Sua Comunidade e de outras entidades presentes, com destaque para as políticas públicas para a população negra e a importância do combate ao racismo na sociedade.
Unegro
Fundada em 14 de julho de 1988, na Bahia, a Unegro defende a ideia de que a unidade do movimento negro brasileiro é fator fundamental para o fortalecimento e avanço da luta pela superação do racismo e promoção da igualdade social entre negros e brancos. Defende a criação e implementação de políticas públicas voltadas para a valorização e melhoria das condições de vida dos negros do Brasil.
Audicéa Rodrigues
Do Recife