A extraordinária saga de Demetre Georges Markakis

O livro Intrépido colosso, escrito por Christiane Brito, com edição bilíngüe em português e grego, será lançado neste sábado (18) em São Paulo.

Por Laura Amorim

Intrepedo colosso

“Zéfiro, Noto, Euros, Bóreas. Demetre conhecia a força dos quatro ventos, que anunciavam as estações com estardalhaço. Um aquecia as almas, enchendo o povo de esperança, outro germinava os campos, garantia as colheitas, o terceiro formava as tempestades, matava a sede de futuro, mas o que congelava os picos é que endurecia o carácter” (De Intrépido Colosso capítulo 4, pág. 34)

O pequeno excerto desperta a curiosidade. Queremos ler mais e queremos conhecer a história do Sr. Demetre.

A sua autora, Christiane Brito é jornalista, biógrafa, pós-graduanda em gerontologia e faz parte da Biografia do Idoso, uma comunidade voltada para o resgate e valorização da memória do idoso.

A comunidade foi criada pela Oficina de Biografia do Idoso, que trabalha com idosos no relato e publicação de livros de memórias (storytelling); um espaço de inspiração para quem convive com idosos e para quem convive com os novos tempos em que a meia-idade vai até os 74 anos (oficialmente) e os velhos são ativos, longevos, empreendedores.

Intrépido Colosso é o resultado de quatro anos de pesquisa em convívio com o protagonista, Demetre Markakis, co-autor e hoje com 90 anos. É a história de um herói grego em carne e osso, como o descreve o autor do prefácio, Audálio Dantas. Narra a infância de fome em Creta, participação na II Guerra aos 13 anos, odisseia contra monstros reais e imaginários, superados com o amor por Maria. Muda-se para o Brasil em 1967, onde enfrenta novos desafios.

Christiane teve a colaboração de Polychronis Stivaktakis, premiado fotógrafo e poeta grego. 
Direção e Edição de Arte: Público Alvo Comunicação (Paulo Sampaio e Vanise Mellaci), distribuição da LiteraRua.

Fonte: http://www.jornaltornado.pt/