Deputado participa em Curitiba de audiência sobre educador social 

O presidente da Comissão de Legislação Participativa da Câmara, deputado Chico Lopes (PCdoB-CE) participa na quinta-feira (16), em Curitiba, na Assembleia Legislativa do Paraná, de audiência pública sobre a luta pela regulamentação da profissão de educador social. O deputado é o autor do projeto que regulamenta a profissão, reconhecendo e valorizando o trabalho desses profissionais.  

Câmara aprova projeto que institui o Dia do Educador Social

A audiência pública, promovida pela Comissão de Direitos Humanos do Senado, foi solicitada por educadores sociais com o objetivo de oferecer contribuições da sociedade para elaboração de parecer sobre o projeto, a ser apresentado na Comissão de Assuntos Sociais, do Senado, onde tramita matéria de conteúdo semelhante ao apresentado por Lopes na Câmara.

Para o deputado Chico Lopes, que também é autor de projeto de lei que institui 19 de setembro como o Dia Nacional do Educador Social, é necessária ampla mobilização social para conseguir a aprovação do projeto que regulamenta a profissão, desafio mantido há bastante tempo no Congresso Nacional.

Mobilização nacional

"A regulamentação é fundamental para que a categoria conte com o devido reconhecimento legal e para que haja segurança para os trabalhadores que se dedicam a essa atividade", avalia Chico Lopes, lembrando que há uma grande mobilização em todo o País, por parte dos educadores sociais, em apoio à aprovação do projeto de lei que regulamenta a profissão.

E acrescenta que "os educadores sociais trabalham com pessoas que não têm acesso à educação formal. Eles vão aonde as pessoas estão, procurando ajudar em uma mudança de vida. Inclusive para que no futuro possam retornar à educação formal."

"Essa ideia de regulamentar a profissão de educador social nasceu no Ceará, mas é acompanhada de um grande movimento nacional. Envolveu grandes discussões aqui no Congresso Nacional, atraindo elogios e apoio de muitos parlamentares. Uma vez aprovado, esse projeto vai ter uma grande função social, um benefício aos educadores e às pessoas que são atendidas por eles", complementa Chico Lopes.

"Assim como os agentes de saúde hoje são reconhecidos como profissionais importantes na sua área de atuação, os educadores sociais prestam uma imensa contribuição à sociedade, à cidadania, e precisam desse reconhecimento, para maior valorização da profissão, inclusive pelo Poder Público, e para estímulo a que mais pessoas se dediquem a esse trabalho, beneficiando mais gente que precisa de atendimento", acrescenta Chico Lopes.