Publicado 09/06/2016 08:44

A sessão foi solicitada pelo deputado Lélio Costa (PCdoB) e prestará justa homenagem ao deputado Paulo Fonteles, militante de direitos humanos, advogado e um dos maiores expoentes do PCdoB paraense.
Um dos aspectos de sua passagem pelo parlamento foi a denúncia contra a ditadura militar e a necessidade histórica da volta do regime democrático, onde as liberdades políticas fossem asseguradas. Fonteles também denunciou o entreguismo do governo militar com sua subserviência aos poderosos internacionais e os projetos do imperialismo para a Amazônia.
Atuava com um pé no plenário e outro nas ruas e nos grotões, aliado não apenas dos camponeses, mas também da juventude e dos trabalhadores urbanos. Fora do parlamento criou o Centro de Apoio ao Trabalhador Rural e Urbano (CEATRU).
Em 11 de Junho de 1987 todas as ameaças se confirmam e no final da manhã daquele dia é assassinado a mando da União Democrática Ruralista (UDR) na região metropolitana de Belém. A ação que atentou contra a vida de Paulo Fonteles ocorreu no mesmo momento a Assembleia Constituinte votava o Capítulo da Terra.
Assista a sessão especial ao vivo.