João Ananias elogia Seminário realizado por governador eleito do Ceará

Na Tribuna da Câmara, o deputado federal João Ananias (PCdoB-CE) fez questão de destacar a realização do Seminário promovido pelo governador eleito do Ceará, Camilo Santana (PT). O encontro, encerrado na última quinta-feira (04/12), reuniu representantes de vários segmentos do Estado.

João Ananias falou sobre os avanços registrados no governo de Cid Gomes, ressaltando, por exemplo, a redução dos indicadores da mortalidade infantil e os investimentos que mudaram e continuam mudando o Ceará. “O nosso Estado, muito antes das metas do milênio, galgasse esse pacto que o Governo brasileiro fez com a ONU, com a Organização Pan-Americana da Saúde, para que em 2015 a redução da mortalidade infantil chegasse a 75%”, observou.

Discurso na íntegra

Faço questão de registrar da tribuna desta Casa que hoje, pela manhã, teve início no meu Estado um seminário promovido pelo novo Governador eleito Camilo Santana, com a Vice-Governadora Izolda Cela. É um seminário que conta com a participação de amplos segmentos do nosso Estado que, a partir de hoje, durante três dias, 2, 3 e 4, debaterão eixos importantes que nortearão este Governo do Camilo e da Izolda.

É importante colocarmos que quanto a essas novas práticas que acontecem no Ceará — e aí eu destaco os 8 anos de Governo do Governador Cid Gomes, que eu tive a honra de integrar, como Secretário de Saúde, no primeiro mandato —, nota-se claramente avanços que aliam a busca de novos investimentos. O Estado foi campeão de investimentos, ao longo desses 8 anos, que mudaram e continuam mudando a face do Ceará.

O nosso Governador eleito, com o apoio de quase todos aqueles que compunham o Governo Cid Gomes, vai encontrar um Estado saneado. E os avanços obtidos precisam ter continuidade. E temos pontos positivos, como por exemplo, Sr. Presidente, a queda da mortalidade infantil, conforme o ranking do IBGE, publicado na imprensa.

No Brasil, o Estado do Ceará, de 1980 para cá, foi o que teve maior redução da mortalidade infantil. Isso se deu em decorrência de novas práticas administrativas e políticas que fizeram com que o nosso Estado, muito antes das metas do milênio, galgasse esse pacto que o Governo brasileiro fez com a ONU, com a Organização Pan-Americana da Saúde, para que em 2015 a redução da mortalidade infantil chegasse a 75%. Nós conseguimos reduzi-la quase 100%. A luta pela redução da mortalidade materna continua.Eu não poderia deixar de destacar esse avanço do meu Estado.

Fonte: Assessoria do deputado federal João Ananias (PCdoB-CE)