Educação: Governadores eleitos visitam o Ceará
Experiência do Ceará na Educação pauta encontro entre Governadores. Flávio Dino (PCdoB), governador do Maranhão; e Robinson Faria (PSD), governador do Rio Grande do Norte foram recebidos por Cid Gomes (Pros) nesta semana.
Publicado 04/12/2014 11:11 | Editado 04/03/2020 16:26
O governador Cid Gomes recebeu, na última terça-feira (02/12), a visita do governador eleito pelo estado do Maranhão, Flávio Dino (foto). O encontro aconteceu no Palácio da Abolição e foi acompanhado pelo governador eleito pelo Ceará, Camilo Santana e pela vice governadora eleita, Izolda Cela. O senador Inácio Arruda (PCdoB) também participou da visita.
Com o governador Flávio Dino, estavam os futuros secretários de estado da Casa Civil, Educação, Ciência e Tecnologia e diretoria de portos. A comitiva veio ao Ceará conhecer a experiência do Estado na Educação. A eles, foi apresentado o modelo de implantação de escolas profissionalizantes, que já somam o total de 107 escolas instaladas no Interior. Além disso, o Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), que serviu de referência para instalação do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), também foi exposto.
Com o PAIC, alunos do 2º e 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas participam da avaliação externa da Seduc, que identifica e analisa o nível de desempenho dos estudantes. Os resultados possibilitam a construção de um indicador, IDE-ALFA, das habilidades de leitura dos estudantes do 2º ano. Em relação ao 5º ano, é o IDE-5 que expressa o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática dos alunos da rede pública.
Na quarta-feira (3), a equipe maranhense visitou a Secretaria da Educação do Estado (Seduc) com o objetivo de conhecer projetos que tiveram sucesso reconhecido neste campo, como no caso do Estado do Ceará, para a implantação de um novo sistema educacional no Maranhão.
Para a técnica maranhense, Ana Cristina Champoudry, além das escolas profissionais e de ensino médio regular, a ideia é conhecer a proposta de gestão da Seduc. “Como acontece a escolha de diretores escolares, dos gestores das Coordenadorias Regionais no Interior, as diretrizes curriculares para o ensino médio e as experiências de cunho pedagógico", ressalta a representante.
Na programação da comitiva, visitas a escolas de destaque do Estado, como a de Ensino Fundamental e Médio João Matos, onde funciona Núcleo Trabalho, Pesquisa e demais Práticas Sociais (NTPPS), parte integrante da proposta de Reorganização Curricular, desenvolvida pela Seduc. Este núcleo visa possibilitar a integração curricular, principal desafio para proporcionar uma educação contextualizada e repleta de significado para juventude. Atualmente, o projeto de Reorganização Curricular está sendo desenvolvido em 87 escolas, envolvendo cerca de 25 mil alunos e duzentos professores, em todo o Estado.
Também na última segunda-feira (01), Cid recebeu a visita do governador eleito pelo Rio Grande do Norte, Robinson Faria, que veio ao Ceará conhecer experiências administrativas que deram certo nos últimos anos. . “Cid Foi um dos governadores que conseguiu obter mais resultados positivos para seu estado, sem dúvida”, destacou Faria.
De Fortaleza,
Carolina Campos (com informações do Governo do Estado)