Comissão debate relatório do TCU sobre ensino médio com Ubes
A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a proposta sobre jornada integral no ensino médio se reúne nesta quarta-feira (3), às 16 horas, para discutir a auditoria realizada em 2013 pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para avaliar a qualidade do ensino médio em 580 escolas do país.
Publicado 02/12/2014 17:58

Foram convidados para a audiência pública representantes da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O debate foi sugerido pelo deputado Wilson Filho (PTB-PB), para dar sequência à discussão sobre o tema na comissão.
Segundo a auditoria, que foi realizada conjuntamente pelo TCU e pelos tribunais de contas dos estados (exceto SP e RR) e dos municípios, faltam 32 mil professores com formação específica nas 12 disciplinas obrigatórias do ensino médio, sobretudo em física, química, sociologia e filosofia.
Em audiência promovida pela comissão no último dia 12, o diretor da secretaria de controle externo da Educação do TCU, Alípio dos Santos Neto, afirmou que a solução para essa defasagem pode estar na capacitação dos 46 mil professores que integram a rede escolar e não têm formação específica ou na realocação dos mais de 60 mil professores que estão fora da sala de aula, a maioria em atividades administrativas.
Estará em pauta ainda, o Plano Nacional de Educação e o investimento público direto do Brasil por estudante do ensino médio.
Com informações da Agência Câmara