Ensino superior na Venezuela passa por processo de transformação
As transformações revolucionárias chegaram ao ensino universitário venezuelano sob a gestão da Missão Alma Mater, iniciativa que chega nesta sexta-feira (21) a seu oitavo aniversário no intuito de criar um novo modelo acadêmico.
Publicado 22/11/2014 09:29
A Missão Alma, criada pelas mãos do falecido presidente Hugo Chávez, levou em conta a necessidade de mudar os institutos e colégios universitários, a criação de centros territoriais e especializados.
O objetivo está em conformar um sistema de caráter inclusivo, próximo às comunidades e em estreito vínculo com o desenvolvimento produtivo do país.
De acordo com o sistema de ensino superior, entre as ações desta Missão definiu-se a transformação de 29 instituições em Universidades Nações Experimentais.
Além disso, contempla a criação de 17 entidades territoriais, as quais foram concebidas vinculadas às necessidades produtivas, sociais e culturais de determinados espaços do país.
Unido a isso, estão as especializadas para a formação técnica em áreas específicas como os hidrocarbonetos, informática, ciências básicas, turismo, segurança, artes, saúde e agroalimentação.
Até agora 15 universidades territoriais já foram inauguradas, nos estados de Miranda, Vargas, Anzoategui, Amazonas, Monagas, Portuguesa, Sucre, Merida, Aragua, Barinas e Tachira.
Enquanto isso, na área das especializadas foram criadas a Universidade Nacional Experimental da Segurança, Experimental das Artes, Venezuelana dos Hidrocarbonetos e dos Trabalhadores Jesús Rivero.
Fonte: Prensa Latina