China e Japão alcançam acordo de quatro pontos sobre laços bilaterais
A China e o Japão chegaram nesta sexta-feira (7) a um acordo de quatro pontos sobre seus laços bilaterais. Os dois lados concordaram em retomar diálogos políticos, diplomáticos e sobre a segurança, reconhecendo ao mesmo tempo as divergências existentes referentes ao assunto das Ilhas Diaoyu.
Publicado 07/11/2014 13:38
Yang Jiechi, conselheiro de Estado da China, e Shotaro Yachi, conselheiro de segurança nacional do Japão, chegaram ao acordo, anunciou em uma circular de imprensa o Ministério das Relações Exteriores da China.
Segundo o acordo, os dois países irão respeitar os princípios escritos nos quatro documentos políticos sino-japoneses assinados entre 1972 e 2008. Os dois lados chegaram ao acordo sobre a superação de obstáculos políticos nos laços bilaterais, com um espírito correto ante o passado e o futuro.
Os dois países admitiram as diferentes posições no que diz respeito às tensões vistas nos últimos anos por conta da disputa pela soberania das Ilhas Diaoyu e das águas no Mar do Leste da China. Portanto, concordam em impedir que a situação piore via esforços como diálogos e consultas. Além disso, os dois lados expressam o desejo comum de retomar gradualmente os diálogos políticos, diplomáticos e sobre segurança nacional mediante vários canais multilaterais e bilaterais e em busca da confiança política mútua.
Para Yang Jiechi, o relacionamento sino-japonês saudável, estável e duradouro está em conforme aos interesses fundamentais dos dois países e dos dois povos. O Japão, por sua vez, está disposto a realizar diálogos e consultas com a China a favor do entendimento mútuo e confiança mútua, afirmou Shotaro Yachi durante a conversa.
Fonte: Xinhua