Publicado 24/04/2014 07:54 | Editado 04/03/2020 17:06
O ato acontece na próxima sexta-feira, 25 de abril, a partir das 18h, no Bardallos Comida e Arte (rua Gonçalves Ledo, 678, Cidade Alta), e faz parte do esforço de reconhecer o direito da sociedade brasileira de saber a inteira verdade sobre as agressões aos direitos humanos durante a ditadura militar.
“Esta importante obra histórica é o primeiro número da Coleção Memória das Lutas Populares no RN e compõe a produção editorial do Comitê da Verdade e do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular, no seu objetivo de produzir e divulgar relevantes documentos históricos que revelam a memória e o tempo de duros períodos de repressão e tortura durante a Ditadura Militar”, esclarece o secretário do Comitê Estadual da Verdade, Roberto Monte.
O DVD conta com depoimentos, fotos, perfil, links e informações sobre a vida do militante político norte-rio-grandense Mery Medeiros, um combatente que lutou contra a Ditadura Militar e foi um dos líderes das Ligas Camponesas no Estado do Rio grande do Norte.
Durante o lançamento, haverá um debate com a presença de Mery Medeiros, o vereador George Câmara e o secretário do Comitê Estadual da Verdade, Roberto Monte.
O Comitê Estadual pela Verdade
Após a instalação a nível nacional, da Comissão Nacional da Verdade, em maio de 2012, foram formados comitês em diversos estados e municípios, para que seja dada continuidade ao processo histórico de consolidação da promoção e defesa dos Direitos Humanos, de maneira a assegurar a completa justiça de transição, que pressupõe quatro tarefas fundamentais, segundo a definição da Organização das Nações Unidas (ONU): a reforma das instituições para a democracia; o direito à memória e à verdade; o direito à reparação e o adequado tratamento jurídico aos crimes cometidos no passado.
No Rio Grande do Norte, o Comitê Estadual pela Verdade, Memória e Justiça do Rio Grande do Norte foi constituído em julho deste ano, com o desafio de examinar e esclarecer as graves violações de direitos humanos praticadas no período fixado no art. 8º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.
O trabalho do Comitê objetiva contribuir para a compreensão do passado e das lutas e sonhos de toda uma geração que teve o seu projeto de vida interrompido pelo autoritarismo, a fim de efetivar o direito à memória e à verdade histórica e promover a reconciliação nacional.
De Natal, Jana Sá