China quer criar nova consciência de segurança na Ásia

A China vai presidir à conferência sobre a Interação e Construção de Confiança da Ásia (CICA, na sigla inglesa) de 2014 a 2016.

O Chanceler chinês, Wang Yi, disse nesta terça-feira (15) que Pequim quer aproveitar a cúpula já no próximo mês para criar uma nova consciência de segurança na Ásia e discutir um novo quadro de cooperação de segurança nos países asiáticos.

Wang Yi disse que a Ásia é uma região diversificada, energética e que a China tem confiança no futuro da região. Por outro lado, a região tem problemas históricos e a cooperação de segurança regional é uma missão urgente para todos os países asiáticos, notou o chanceler chinês.

A importância da CICA passa pelo reconhecimento dos países asiáticos da importância da cooperação de segurança regional. As nações devem chegar um consenso e solucionar os assuntos internos.

Wang Yi disse ainda que o fato de a China presidir à conferência é um sinal de confiança no país. Esta é uma das missões mais importantes da China, reforçou o líder chinês, explicando ainda que durante esta edição os países participantes devem reforçar o diálogo, a confiança e coordenação regional e a construção de uma nova Ásia pacífica, estável e segura.

Até ao momento, cerca de 40 países confirmaram a participação na cúpula – um recorde desde o estabelecimento deste mecanismo. A China vai trabalhar com outros países para que esta cúpula se torne num marco na história da CICA, concluiu o chanceler.

Fonte: Rádio Internacional da China